Visitas a agroindústrias e propriedades rurais destacam produtos diversificados no município
Vale do Sol de destaca por suas belezas naturais marcantes. Os paredões e trilhas em meio à mata verde favorecem os visitantes. Vale do Sol se destaca ainda pelo comércio de produtos coloniais e diversificados, consolidando culturas alternativas em propriedades familiares do município.
Com atividades no meio rural, a Prefeitura Municipal realizou dentre a programação da 23ª Semana do Município na última segunda-feira, dia 9 o roteiro de visitas em propriedades rurais do município, ligadas a diversificação de atividades e agroindústrias familiares. Com a economia voltada para a agricultura, as famílias produzem em suas propriedades culturas alternativas gerando renda e qualidade de vida. A comitiva foi composta por integrantes da Emater/RS-Ascar, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, CAPA, MPA, associações, bancos, pelos Secretários Municipais, Vice-Prefeito, João Carlos Kist, Prefeito Municipal, Clécio Halmenschlager e pela primeira-dama, Nívea Melz.
O roteiro iniciou as visitas em Linha Bernardino nas futuras instalações da agroindústria de derivados de cana-de-açúcar, sorgo sacarino e amido. A agroindústria deve ser instalada na escola desativada Augusto Emmel e vai abrigar a área de plantio experimental e um campo de futebol sete, que será oferecido à comunidade local. A área foi cedida pelo Executivo Municipal à Cooperativa Mista dos Fumicultores do Brasil – Cooperfumos.
Dentre o roteiro, a comitiva foi à agroindústria de Bolachas Integrais, em Alto Castelhano, fornecedora para a comercialização da Ecovale, onde conheceram as instalações. A coordenadora do grupo de mulheres, Ilsidônia Flesch apresentou o complexo agroindustrial e o manejo das atividades. Ainda pela manhã, a comitiva conheceu a propriedade diversificada do agricultor José Parnow em Alto Castelhano, que se destaca pelo cultivo de morango em estufa, cultivo com substrato, videiras e cítricos. Com a assistência técnica da Emater, Parnow pretende investir em mais duas estufas na propriedade para diversificação de renda da família com objetivo de comercializar o produto in natura e também em agroindústrias locais.
À tarde, os visitantes estiveram em Fontes do Vale na propriedade do agricultor Romeu Beling que vem conseguindo gerar renda com a produção de bananas da variedade prata e cítricos, produzidos o ano inteiro. O intuito é manter uma evolução no cultivo das bananeiras no município. Os participantes conferiram também as atividades de bacia leiteira na propriedade de Laureno Becker que desenvolve o cultivo de pastagens perenes para o gado e um sistema de pastejo rotacionado, onde as áreas são dividas em piquetes.
Encerrando o roteiro de visitas, a Associação Sabores do Vale, presidido por Loivo Bencke apresentou o trabalho que está sendo desenvolvido por um grupo de famílias na agroindústria como o processamento de conservas, doce e vegetais minimamente processados no espaço cedido pela Prefeitura Municipal no Berçário Industrial. De acordo com o grupo, a procura pelos produtos tem aumentado significativamente no comércio local. A agroindústria iniciou suas atividades em abril deste ano e se destaca pela qualidade dos produtos.
A iniciativa do roteiro de visitas em propriedades rurais foi do Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio do município, Walmor Diehl com o intuito de mostrar as pessoas o quanto Vale do Sol está se consolidando com culturas alternativas em propriedades familiares. Para o Chefe do Poder Executivo, Clécio Halmenschlager o cultivo de novas atividades em propriedades onde o tabaco já é inserido serve como forma de complementar a renda dos produtores. “A diversificação serve para agregar renda aos agricultores familiares, garantindo maior qualidade de vida no meio rural”, destaca.