51.3750.1122

Vale do Sol promove Semana do Meio Ambiente


Publicado 29/05/2024 13:13
Atualizado 29/05/2024 13:16
Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

A Semana do Meio Ambiente de Vale do Sol será realizada entre os dias 3 e 7 de junho, trazendo uma série de atividades voltadas a sensibilização ambiental, envolvendo escolas e comunidade em geral.

Promovida pelo Departamento de Meio Ambiente (DEMA), o evento oferece uma programação diversificada para promover práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente.

A semana iniciará no dia 3 de junho, com uma sessão de tira-dúvidas e distribuição de mudas na Escola Municipal Nossa Senhora da Glória, das 9h às 10h, onde os participantes receberão orientações sobre exploração sustentável e manejos diversos nas propriedades. No dia 4 de junho, a Escola Municipal Daltro Filho receberá o Veterinário Cássio Peiter para um bate-papo sobre bem-estar animal, onde os alunos irão aprender sobre os cuidados necessários e a responsabilidade de ter animais em casa. No período da tarde, uma tenda será montada para a distribuição de mudas de árvores nativas em frente à prefeitura, das 13h às 15h.

O Plantômetro será destaque na Escola Municipal São João Batista no dia 5 de junho, onde alunos e professores se reunirão das 9h às 11h, para realizar o plantio de árvores aos arredores da escola para a recuperação de áreas, dando ênfase sobre a importância do reflorestamento. À tarde, das 13h às 15h, a equipe do DEMA irá promover outra sessão de tira-dúvidas, na EFASOL, abordando assuntos diversos sobre questões ambientais.

Na Escola Municipal Felipe dos Santos, a programação segue no dia 6 de junho, das 9h às 10h, tendo como foco, um encontro com o Técnico Agrícola Lênio Trevisan. Na ocasião, será abordado assuntos sobre apicultura e a importância da polinização. Às 14h, a Equipe do DEMA, participará de uma reunião estadual da Comissão Pró-Clima 2050.

O último dia de programação, 7 de junho, será marcado por ações práticas de sustentabilidade. Das 8h às 11h30 será realizado o recolhimento de eletrônicos nas escolas municipais Maria Prado, Willibaldo Michel e Felipe dos Santos e no turno da tarde, das 13h às 16h, a coleta será em frente à Prefeitura. Paralelamente, das 13h às 15h, também em frente ao Centro Administrativo ocorrerá a feira de adoção de animais, promovendo a guarda responsável e a redução do abandono de pets.

O objetivo da programação da Semana do Meio Ambiente é sensibilizar a população para as questões ambientes e mostrar que o Departamento de Meio Ambiente está aberto para o esclarecimento de dúvidas e orientações adequadas quanto aos manejos, licenciamento ambiental, cuidados com os animais, destinação adequada de resíduos, entre outros.