51.99709.2785

Soberanas nas Escolas e Oficina de Música encantam a Semana do Município


Publicado 04/11/2023 09:00
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto

Na última semana, as Soberanas de Vale do Sol, com a rainha Marieli Muller e as princesas Thainá Beling e Fernanda Quoos, protagonizaram uma série de visitas às escolas do município, proporcionando momentos de integração e aprendizado sobre a rica história e curiosidades locais.

A ação, denominada de "Soberanas nas Escolas", foi integrada às atividades da Semana do Município. Durante esse período, oficinas e bate-papos foram conduzidos com os estudantes, abordando temas como a história, os costumes, a gastronomia e os atrativos naturais e turísticos que fazem de Vale do Sol um lugar único.

Dinâmicas, brincadeiras e apresentação de imagens foram ferramentas utilizadas para capturar a atenção dos alunos. De maneira participativa e interessada, os estudantes interagiram e absorveram, à sua maneira, os aspectos abordados. A secretária de Educação, Cultura e Desporto, Deisi Blasi dos Santos, destaca que a atividade foi concebida para permitir que os alunos se aprofundassem no conhecimento sobre o município, que celebra 32 anos de história neste mês. "Queríamos mostrar aos alunos que eles podem e devem conhecer a história de nossa cidade, resgatando o respeito e valorizando-a, afinal, é nela que vivemos, nos tornamos cidadãos e, muitas vezes, passamos por toda nossa experiência de vida", ressalta a rainha Marieli.

Além das atividades educativas, uma oficina de música foi destaque durante a semana. A coralista e musicista Julia Reinke conduziu a oficina de musicalização com a educação infantil da Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela.

De maneira simples, dinâmica e envolvente, a oficina busca oferecer recursos para trabalhar diferentes temas e conteúdos musicais, adaptados às faixas etárias da Educação Infantil. Julia explica que o contato com a música na primeira infância contribui significativamente para o desenvolvimento infantil em diversos aspectos. "Além de ser um momento de socialização, através da música é possível despertar a sensibilidade da criança, bem como proporcionar ações importantes para o seu desenvolvimento intelectual, motor e emocional", complementa. As oficinas continuam sendo desenvolvidas de forma voluntária pela coralista, ocorrendo semanalmente na Escola Aquarela, enriquecendo ainda mais a experiência educativa dos pequenos vale-solenses.

A Semana do Município de Vale do Sol é financiada pelo Pró-Cultura RS, com coinvestimento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, a programação recebe patrocínio do Banrisul, Mecânica Scherer, Comercial Hein, Sicredi, Agrofer, Afubra e Auto Viação Vale do Sol.