Vale do Sol promove ações alusivas à Semana do Meio Ambiente

Publicado 31/05/2023 15:29
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e promover a adoção de práticas sustentáveis, a Semana do Meio Ambiente de Vale do Sol vem se consolidando como um momento estratégico de reflexão e ação. As atividades começam no dia 2 de junho e seguem até o dia 7 de junho. A programação inclui atividades educativas, ecológicas e recreativas. A realização é do Departamento de Meio Ambiente (DEMA).

No dia 2 de junho ocorre a abertura das ações com Tenda de distribuição de mudas e Feira de adoção de cães e gatos, das 13 às 16h. No dia 3 de junho, acontece a 4ª Caminhada na Natureza. A atividade terá início às 13h30, com saída da Prefeitura, no Centro. O roteiro vai passar por belas paisagens das localidades de Fontes do Vale, Linha Trombudo e Centro. O percurso, de aproximadamente 12 quilômetros, tem grau de dificuldade moderado com trilhas e caminhos mais íngremes. A caminhada vai ser finalizada na SisHaus, onde será servido café colonial. Cada participante deve levar a sua garrafinha de água que poderá ser abastecida durante o percurso. A inscrição, no valor de R$ 50,00, pode ser realizada pelo link https://forms.gle/tpB2Fk1YEDguVjm1A ou presencialmente na Emater e no STR, até o dia 1º de junho. A atividade é uma realização do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Conselho Municipal de Meio Ambiente, com apoio da Prefeitura, Emater-RS/Ascar e STR de Vale do Sol.

Nos dias 5, 6 e 7 de junho ocorrem atividades de sensibilização com alunos e comunidade em geral. No dia 7 de junho ainda terá o recolhimento de eletrônicos. Das 8h às 11h, o recolhimento será realizado em frente à Escola Municipal São João Batista, de Formosa, e das 13h às 16h, a coleta acontece em frente à Prefeitura, no Centro. Serão recolhidos itens, como: TV, impressora, computador, notebook, DVD, transformador, no-break, ventilador, som, forno elétrico, modem, telefone, celular, rádio, ar condicionado, Split, geladeira, chuveiro, ferro elétrico, roteador, térmica, liquidificador, batedeira, entre outros.

Conforme a Analista Ambiental do Departamento de Meio Ambiente, Graciela Pacheco, essa iniciativa busca incentivar a sociedade a repensar seus hábitos diários em prol de um futuro mais sustentável. “A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade valiosa para refletirmos sobre nosso papel como cidadãos e agentes de transformação. Ao unirmos esforços e adotarmos práticas sustentáveis em nosso dia a dia, podemos construir um mundo melhor”, destaca.

Dia do Meio Ambiente – A programação é alusiva ao 5 de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi escolhida pela assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em homenagem ao dia da abertura da Conferência Mundial Sobre Meio Ambiente, que aconteceu justamente neste dia em Estocolmo, na Suécia.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DO MEIO AMBIENTE

13h às 16h - Tenda de Distribuição de mudas;

13h às 16h - Feira de adoção de cães e gatos;

13h30 - Sorteio da rifa do Grupo dos Protetores do Vale;

13h30 - Caminhada na Natureza de Vale do Sol;

9h - Palestra na Escola Efasol;

13h30 - Palestra na Escola Willibaldo Michel;

8h - Visita ao Zoológico de Cachoeira do Sul;

9h - Palestra na Escola Maria Prado;

8h às 16h - Recolhimento de Eletrônicos.