Dia D de vacinação e do programa bolsa família movimenta Vale do Sol no sábado

Publicado 08/05/2023 16:03
Atualizado 08/05/2023 16:04
Secretaria Municipal de Saúde,Secretaria de Assistência Social,COVID-19

No último sábado (6), Vale do Sol promoveu o Dia D de vacinação contra a Influenza (gripe) e a Covid-19, além de atualização do Cadastro Único e pesagem de crianças e gestantes do programa Bolsa Família. As ESFs do Centro, Faxinal de Dentro e Alto Trombudo ficaram abertas para a aplicação das vacinas e a Secretaria Municipal de Assistência Social atendeu mais de 130 pessoas.

Apesar da chuva, a procura pelos serviços foi significativa. A aposentada Melania Kuhl, de 69 anos, foi uma das pessoas que aproveitou a oportunidade para se imunizar na unidade de saúde do Centro e afirmou que o Dia D facilita o acesso à vacinação. “Nos dias de semana sempre tem bastante gente no postinho. E hoje (sábado) foi bem tranquilo e rápido para receber a vacina”, comenta. Até o momento, apenas 26,65% do público-alvo recebeu a vacina contra a gripe, enquanto a meta é de 90%.

A vacina contra a gripe segue disponível de segunda a sexta-feira em todas as ESFs para crianças de seis meses a seis anos, idosos acima dos 60 anos, professores, pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, das forças de segurança e salvamento, além de caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo. A campanha segue até o dia 31 de maio.

A vacina contra Covid-19 também foi ofertada durante o Dia D e as irmãs Larissa e Kellen Lenz, de 10 e 3 anos respectivamente, foram imunizadas no Centro. Kellen incentiva outras crianças a se vacinarem, dizendo que "é só uma picadinha e faz bem pra nossa saúde". Durante a semana, o imunizante contra a Covid-19 pode ser aplicado por meio de agendamento nas unidades de saúde.