Baile de Ramada relembra fandangos à moda antiga em Vale do Sol

Publicado 08/09/2022 10:43
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto

Mais de 500 pessoas prestigiaram o Baile de Ramada de Vale do Sol, que ocorreu no sábado, dia 3 de setembro, em Pinhal Trombudo. Sobre pista de dança, uma ramada feita de folhas de palmeira, coqueiro e baraços de hera, com lanternas rústicas feitas com vidros de conserva, cordão de fumo e velas artificiais. Os painéis e espaços decorados com objetos gauchescos deixaram o local bem característico para relembrar os fandangos de antigamente.

A 1ª edição do evento, promovido pela Associação Grupo de Dança Tradicional Gaúcha Tangarás e Associação Cultural e Folclórica Der Deutsche Jugendtanz, convidou ao resgate da tradição gaúcha, remontando aos tempos em que os fandangos aconteciam em um ambiente criado especialmente para essa finalidade, com estacas cravados em forma de retângulo ou de quadrado, onde eram terçadas ramas verdes.

A noite contou com mateada, exposição de artesanatos rurais confeccionados por artesãos vale-solenses, além do café colonial, com tortas, salames, queijos, cueca-virada, cucas, bolos, pães, entre outras delícias servidas pelo Restaurante e Padaria Casarão. As invernadas do Grupo Tangarás também encantaram o público com suas apresentações. E o baile foi animado por Fernando e Banda, com músicas gaúchas tradicionais folclóricas e os sucessos dos fandangos atuais.

Com entusiasmo e alegria, a coordenadora de Cultura de Vale do Sol, Giosana Lobo, vibrou com a noite histórica vivenciada pela comunidade. “A cultura do nosso Rio Grande vem sendo cada vez mais valorizada, os municípios do interior estão aproveitando as oportunidades e se mostrando para o estado. É especial demais celebrar hoje um fandango à moda antiga, com direito até a espaço para as crianças descansarem, dormirem enquanto os pais aproveitam o fandango, tal como acontecia antigamente. A decoração está belíssima para fazer jus a essa noite tão especial”, celebrou ela.

A secretária da Cultura do Estado em exercício, Gabriella Meindrad, ressaltou a alegria em retornar ao município, ainda mais em um evento voltado às raízes gaúchas e em meio ao início das comemorações do mês farroupilha. “Estar em Vale do Sol é sentir o calor humano desde o primeiro momento, sentir o espírito da coletividade. Temos neste município entusiastas da cultura. Vale do Sol é uma das referências no Estado quando falamos em valorização e incentivo à cultura”, destacou.

O prefeito Maiquel Silva salientou que o evento trouxe consigo um convite as novas gerações para valorização das identidades, da cultura gaúcha e preservação das memórias que compõem a cultura do nosso povo. “Esse evento foi tão bem organizado e planejado, com um carinho muito especial e ver cada um de vocês aqui hoje é a certeza de que essa noite é histórica”, vibrou.

O Baile de Ramada, que foi financiado pelo Pró-Cultura RS, é uma realização da Associação Grupo de Dança Tradicional Gaúcha Tangarás e Associação Cultural e Folclórica Der Deutsche Jugendtanz. Os patrocinadores são Agrofer, Supermercado Halmenschlager e Prefeitura de Vale do Sol.