Vale do Sol institui o Conselho Municipal de Turismo

Publicado 02/09/2021 16:51
Gabinete do Prefeito,Administração, Indústria e Comércio,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Finanças,Educação, Cultura e Desporto,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito

Vale do Sol instituiu o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), com o objetivo de apoiar as políticas públicas para as áreas de turismo e gestão de eventos turísticos e proporcionar recursos e meios para financiamento de auxílios, serviços, programas e projetos. Os integrantes do Comtur foram empossados pelo Prefeito Maiquel Silva na semana passada, em reunião realizada na Câmara de Vereadores. Integram o conselho representantes do Poder Executivo e da Sociedade Civil. Após a posse, foi eleita a diretoria, que ficou composta pelo presidente: André  Macke Franck (representante da Emater), vice-presidente: Priscila Taís de Oliveira (representante do Poder Executivo), 1ª secretária: Martina Flesch Kern (representante da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto) e 2ª secretária: Marieli Elena Muller (representante do STR).

Os membros, que compõem o Comtur, terão como objetivos principais a elaboração do Plano Municipal de Turismo, bem como, a criação de estratégias e oportunidades para o desenvolvimento do setor. Além disso, com o apoio e assessoria da Associação de Turismo da região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), o Município vai fazer parte do Mapa da Regionalização do Turismo no Brasil. Conforme o prefeito, o Comtur é mais uma das metas da atual Administração que está se concretizando. “São os primeiros passos de uma caminhada que trará muitos benefícios para o município. Vale do Sol tem condições de atrair muitos visitantes, por todas as belezas naturais, cultura e história que possui”, destacou. Além do prefeito e membros do conselho, participaram do ato, o vice-prefeito, José Valtair dos Santos e o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, Alessandro Kappel.

A Lei 1.763/21, que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal de Turismo, está em vigor desde 23 de agosto de 2021. O projeto de Lei 34/E/21, proposto pelo Executivo, foi aprovado com unanimidade pela Câmara de Vereadores no dia 16 de agosto.