Associação Pró Cultura é contemplada com instrumento musical

Publicado 16/07/2021 18:32
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto

Na segunda-feira, dia 12 de julho, em Porto Alegre, aconteceu a solenidade de entrega de instrumentos musicais aos contemplados pelo prêmio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) de Apoio a Bandas de Música. A Secretária Estadual da Cultura, Beatriz Araújo realizou a entrega de equipamentos musicais para 23 municípios, dos quais, a Associação Pro Cultura Vale do Sol foi contemplada com um clarinete, que será repassado à Banda Municipal. A coordenadora de Cultura do município, Giosana Lobo, que esteve na cerimônia representando a Associação Pro Cultura, recebeu a premiação. O intuito da iniciativa é reconhecer e propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística desses conjuntos musicais, com a distribuição gratuita de instrumentos de sopro com a finalidade de ampliação ou reposição do instrumental.

Os municípios contemplados participaram através de inscrição do Edital Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música – 2020, com o objetivo de premiar conjuntos musicais denominados "Banda de Música", "Banda Municipal", "Banda Sinfônica", "Banda de Concerto", "Banda Filarmônica", "Sociedade Musical", "Orquestra de Sopro". Do total de 600 projetos inscritos, de todo o Brasil, 373 foram contemplados, após os recursos. No Estado do Rio Grande do Sul somente 23 municípios aprovaram seus Projetos.