Ação em Vale do Sol recolhe nove metros cúbicos de lixo eletrônico

Publicado 20/11/2020 00:00
Atualizado 02/12/2020 12:49
Agricultura, Meio Ambiente e Turismo

Vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e a cada ano aumenta o número de aparelhos eletrônicos que são fabricados e consumidos e, estes itens tem por característica a curta vida útil. O descarte responsável é um dos caminhos para auxiliarmos o meio ambiente. Pensando nisso, a Prefeitura de Vale do Sol, através do Departamento de Meio Ambiente, promoveu no dia 18 de novembro uma ação de recolhimento de lixo eletrônico.

A Prefeitura virou o ponto de coleta. Desde cedo os moradores depositaram os resíduos que não haviam mais utilidade. Eram teclados, computadores, micro-ondas, calculadoras, cafeteiras, televisores. Todos inutilizáveis. Pelo menos para os antigos donos. Isso porque, segundo o proprietário da empresa responsável pela coleta e descarte, Farlei Astério Ertel, os equipamentos recolhidos e descartados corretamente têm a possibilidade de serem reinseridos no mercado e se transformarem em matéria-prima, retornando com uma nova utilidade. Farlei destaca que os materiais passam por uma triagem com a separação dos objetos. “Separamos a matéria-prima como cobre, plástico, alumínio, ferro e placas. A partir disso, é feita a destinação”, explica.

Segundo a analista ambiental Graciela Pacheco, a atividade é de extrema importância para que haja o descarte correto de todo produto eletrônico que não é mais utilizado. “Esses equipamentos são feitos de metais pesados, são altamente tóxicos e grandes poluidores. Se for descartado de maneira inadequada, pode causar grandes problemas ambientais”, salienta.

O morador do Centro, Jairo Mueller, aproveitou a ação para se desfazer de um micro-ondas que estava estragado e não havia mais conserto. “Quando fiquei sabendo desse recolhimento logo separei o item para descartar. É muito importante estarmos cientes sobre o descarte responsável, assim podemos contribuir com o meio ambiente”, comenta. Ao todo, nove metros cúbicos foram recolhidos. Em troca, os vale-solenses ganharam uma muda de árvore nativa.