Paciente de Vale do Sol recebe cadeira de roda via Estado

Publicado 27/11/2020 00:00
Atualizado 02/12/2020 11:26

Nesta semana, um paciente de Vale do Sol recebeu uma cadeira de rodas manual através do pedido de material de convalescença via Estado. Nos últimos anos, outros pacientes do município também foram beneficiados com materiais de reabilitação, como por exemplo, cadeiras de rodas manual, motorizada e cadeira de banho. A Secretaria de Saúde de Vale do Sol contatou todas as pessoas que tem empréstimo de material de convalescença do município para repassar a orientação quanto ao direito das pessoas de fazer pedido de material de convalescença via Estado, caso o uso se faz de modo permanente.

Conforme a secretaria de saúde, Daiane Krainovic, para encaminhar o material de convalescença é necessário procurar a ESF da qual o paciente faça parte, munido dos documentos como cartão SUS, RG, CPF e comprovante de residência. “Muitas pessoas estão vinculando informações que a Secretaria de Saúde está tirando o material de convalescença de pessoas que estão necessitando, esta informação está sendo vinculada de forma errônea, o intuito é orientação quanto ao direito das pessoas”, explica.

A secretária salienta que Vale do Sol tem entre suas prioridades a saúde pública, tanto que, o município conta com 100% de Estratégia de Saúde da Família e dois deles estão localizados no interior. O Plano municipal de Saúde tem como prioridade o atendimento integral e familiar da população vale-solense. De acordo com a Constituição Federal de 1988, Lei 8080 e Lei Orgânica de Saúde, a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças, de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. A Saúde da Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS), tem como foco principal a habilitação e/ou a reabilitação das funcionalidades humanas, contribuindo com a emancipação social destes usuários.  O principal objetivo da reabilitação das pessoas portadoras de deficiência é propiciar atenção integral à saúde, incluindo a atenção básica e a concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, quando se fizerem necessários.