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Rótulos de alimentos – parte 1


Publicado 30/07/2020 16:37
Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social
Secretaria Municipal de Saúde/Daniela Kronbauer

A primeira coisa que devemos estar cientes, é que o melhor é sempre optar por alimentos que não possuem embalagens, ou seja, alimentos mais naturais e feitos em casa. A orientação é comer comida de verdade, sem lista de ingredientes ou com lista de ingredientes bem reduzidas. Quanto mais ingredientes o alimento possui, mais processado ele é e mais aditivos ele possui.


Hoje em dia, com as pessoas cada vez mais preocupadas com a alimentação, é essencial esclarecer sobre como avaliar se o produto que você está comprando é realmente saudável.

A primeira coisa que devemos estar cientes, é que o melhor é sempre optar por alimentos que não possuem embalagens, ou seja, alimentos mais naturais e feitos em casa. A orientação é comer comida de verdade, sem lista de ingredientes ou com lista de ingredientes bem reduzidas. Quanto mais ingredientes o alimento possui, mais processado ele é e mais aditivos ele possui.

Mas caso necessite adquirir um alimento embalado é fundamental primeiramente avaliar a lista de ingredientes. Geralmente as pessoas observam primeiro as calorias do alimento, mas isso não é o mais importante frente a necessidade de termos ingredientes de qualidade naquele alimento.

A lista de ingredientes vai ser apresentada em ordem decrescente, ou seja, o ingrediente que aparece primeiro é o que mais tem naquele produto, e o que aparece por último é o que menos tem. Se quisermos comprar um produto integral, é fundamental que a farinha de trigo integral apareça primeiro. Muitas vezes na embalagem diz que o alimento é integral, mas quando olhamos o rótulo, a farinha integral aparece como segundo ou terceiro ingrediente, sendo o primeiro a farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico (farinha branca).

Fuja daqueles alimentos cujos ingredientes você não conheça ou nunca tenha ouvido falar. Hoje em dia a orientação é que se evite ao máximo o consumo de açúcar ou alimentos adoçados, mas é bom sabermos que nos rótulos existem vários nomes que são sinônimos de açúcar como: maltodextrina, xarope de glicose, açúcar invertido, sacarose, frutose, dextrose, xarope de milho, entre outros.

Na próxima matéria abordaremos outros itens que devemos analisar nos rótulos!

 

Daniela Kronbauer

Nutricionista CRN2 9700

Secretaria Municipal de Saúde de Vale do Sol