Vale do Sol: neste final de semana inicia testagem para identificar progressão da Covid-19

Publicado 30/07/2020 09:58
Secretaria Municipal de Saúde

Neste final de semana, 1 e 2 de agosto, terá início a pesquisa encomendada pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que irá mensurar a soroprevalência de SARS-CoV-2 (vírus causador da Covid-19) na região. Ao todo, serão quatro etapas de realização de testes, uma a cada 14 dias, sempre aos finais de semana, a partir das 8h.

Em cada etapa, serão aplicados 1.063 testes rápidos, divididos entre os 14 municípios de abrangência do Cisvale, que serão coletados a partir de uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa testada, totalizando 4.252 testes aplicados na população.

Em Vale do Sol, os testes vão ser realizados aos domingos. Serão aplicados 140 testes ao total, sendo que as pessoas serão escolhidas através de sorteio. Os coletadores serão servidores da Secretaria Municipal de Saúde, devidamente identificados. Todos estão sendo treinados antes de irem a campo e irão utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como máscara, avental, luvas e óculos de proteção. Todos os coletadores e supervisores passam por um treinamento com a equipe técnica, sendo que são testados previamente para Covid-19.

A pesquisa encomendada pelo Cisvale em parceria com a Unisc e apoio da Philip Morris Brasil, irá apresentar um estudo transversal de base populacional com uma amostra representativa da população do Vale do Rio Pardo. Conforme o médico infectologista Marcelo Carneiro, que é o coordenador geral da pesquisa, os resultados dos testes serão divulgados ao final de cada rodada. “Em até quatro dias, já iremos publicar um resultado parcial da pesquisa e, na sequência, detalhar como foi o processo”, ressaltou. O portal GeoSaúde Unisc, que pode ser acessado pelo link geosaudevrp.org, também irá fornecer informações sobre as coletas.