Prefeitura de Vale do Sol alerta para necessidade de consumo consciente de água

Publicado 09/01/2020 16:07
Gabinete do Prefeito,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito

Devido as constantes faltas de água ocorridas nas últimas semanas, a Administração Municipal de Vale do Sol, intensificou as atividades para amenizar essa situação. Entretanto, agora o problema se agravou para quem não possui água da rede pública e para quem precisa fazer aguadas para os animais, devido à falta de chuva. Antecipando um possível cenário de estiagem mais severa, o Prefeito, Maiquel Silva, orienta que a população se conscientize e busque economizar água, por meio de ações simples que podem fazer uma grande diferença. “Temos que ser conscientes, pensar nos outros e evitar o desperdício. É com atitudes simples que podemos prevenir que a situação piore”, disse.

Nos últimos 15 dias, foram transportados para reservatórios grandes, cacimbas e caixas d’agua em propriedades mais de 1 milhão e 900 mil litros de água. Esse deslocamento ocorreu com três caminhões pipa, entre as 6h da manhã até às 2h da madrugada, todos os dias, desde o dia 27 de dezembro de 2019 até 6 de janeiro de 2020, sempre em três turnos de trabalho. Esse transporte continuará ocorrendo, porém, com dois caminhões, das 6h até as 18h.

Além disso, nesse período foram consertados mais de 60 vazamentos em várias localidades. Foram vistoriados e lacrados mais de 500 hidrômetros nas localidades de Rio Pardense, Linha Emília, Pinhal Trombudo, Campos do Vale, Faxinal de Dentro e Linha Miquita. Essas localidades tiveram o maior consumo de água e, dentre os hidrômetros vistoriados, 12 estavam adulterados ocorrendo o furto de água, uma vez que foram feitos apontamentos dessas ligações e será formalizado um Boletim de Ocorrência junto a Polícia Civil para os trâmites criminais. Esse mesmo serviço de vistoria continuará sendo realizado nas demais localidades.

O Chefe do Executivo relata que para esse ano, além da duplicação da rede de água em Rio Pardense, que já está em fase de execução e levará água para o Faxinal de Dentro e arredores, ainda está projetado a instalação de mais reservatórios para que se tenha uma maior reserva de água. “Também será captada mais uma fonte de água em Alto Rio Pardense para aumentar a produção, o que equivale a 180 mil litros de água a mais por dia para o abastecimento”, frisa Silva. Além disso, está sendo estudada a execução de novas redes de água e a continuação das já existentes em outras localidades do município, que ainda não possuem abastecimento da rede pública.

Outra prioridade será a localidade da Linha 24 de fevereiro, que se encontra com sérios problemas de falta de água, uma vez que a rede existente está sob domínio da empresa Eco Diehl, de Estrela, da qual ainda não entregou a obra para a Prefeitura, estando ainda em garantia. Possivelmente o município vai se responsabilizar pelo trecho deficitário e realizar a manutenção devida.