Maiquel Silva e Normélio Reckers estiveram acompanhando a produção de uva das Videiras do Vale e vistoriando obras e serviços na Região Serrana.
Cientes da importância da valorização da produção e diversificação rural, o prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva, e o vice-prefeito, Normélio Reckers, estiveram na última sexta-feira, dia 10, visitando e acompanhando a produção de uva das Videiras do Vale, dos proprietários Valdomiro e Sara Persch.
Pelas mãos da comunidade, o projeto “Videiras do Vale - Alma Serrana” ganhou, em 2013, as primeiras mudas do parreiral que hoje abrange mais de quatro hectares na Região Serrana do Município, em Linha Herval de Baixo, localidade que também é margeada pelos limites do município de Herveiras. São 8 mil parreiras, divididas em 3 quadras.
O proprietário comentou que os frutos das variedades Isabel, Moscato bailay, Niágara rosa e a Vênus estão no estágio final de maturação. “A previsão é que a colheita inicie em março”, adiantou Persch. Em breve os proprietários divulgarão a data oficial para o início da colheita. A safra será comercializada in natura para mercados e na própria propriedade, pelo sistema colha e pague, ou seja, as pessoas vão até o local fazem a colheita dos cachos e pagam por peso.
A estimativa é de que a safra renda cerca de 40 mil quilos, quantia igual à da primeira colheita. “Neste ano, a meta era atingir mais de 80 toneladas e chegar a 120 a 150 toneladas, mas devido a geadas tardias a fase de brotação dos cachos foi prejudicada”, lamentou o proprietário.
VISTORIAS - Além da visita, o prefeito e vice percorreram algumas localidades da Região Serrana para vistoriar as obras e serviços que estão sendo realizados pelas Secretarias de Obras e Agricultura. “É importante conhecermos a realidade das localidades, vistoriarmos os serviços e valorizarmos os nossos produtores rurais”, enfatizou o prefeito.
O secretário de Obras, Beno Kist e o vereador, Márcio Bringmann, também estiveram acompanhando as visitas e vistorias.