51.99709.2785

Vale do Sol reafirma parceria com o Instituto Crescer Legal


Publicado 08/02/2017 13:27
Atualizado 13/02/2017 08:50
Educação, Cultura e Desporto
Assessoria de Comunicação/Priscila Oliveira

O Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto é desenvolvido com 20 jovens aprendizes rurais do Município que iniciaram o curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” em 2016.


Oportunizar aos adolescentes formação teórica e prática para atuação empreendedora e cidadã, preferencialmente no meio rural, de forma articulada com a escola, grupo familiar e comunidade, respeitando a legislação da aprendizagem profissional. Com esse objetivo o Instituto Crescer Legal vem desenvolvendo atividades em Vale do Sol, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do Município.

No último dia 7, a Secretária da pasta, Beloni Gabe e a Supervisora Educacional, Lisandra Andréa Flesch, receberam o Diretor Administrativo e a coordenadora do Instituto Crescer Legal, Sergio Francisco Rauber e Nádia Fengler Solf, para reafirmar a parceria, que iniciou no ano passado. Os visitantes também aproveitaram para apresentar a proposta do Instituto à nova gestão municipal.

O Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto é desenvolvido com 20 jovens aprendizes rurais do Município que iniciaram o curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” em 2016. As atividades reiniciam no dia 6 de março. O curso é realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Guilherme Fischer que, por meio da parceria com a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE), cede uma sala de aula, além de laboratório de informática, auditório e biblioteca. As atividades também contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Município, que viabiliza o transporte e a alimentação dos participantes.

O curso tem duração de 11 meses, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas. O grande diferencial é que os adolescentes do Programa possuem contratos como jovens aprendizes e são remunerados para participar das atividades do curso. A contratação se dá por meio das cotas das empresas associadas ao Instituto. Apesar de terem vínculo com empresas, toda a carga horária é cumprida na instituição de aprendizagem, no turno inverso ao da escola. A proposta da formação está voltada para o desenvolvimento de um empreendedor em agricultura polivalente, que planeja e administra unidade de produção.

A coordenadora afirma que o programa vem tendo um resultado muito positivo. “Através das atividades, aumenta a autoestima, responsabilidades e disciplina dos participantes”, relata.

SAIBA MAIS – A primeira grande ação do Instituto Crescer Legal, o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, está sendo implantado em cinco municípios gaúchos: Vale do Sol, Candelária, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Vera Cruz. Quatro turmas estão em andamento, com 80 jovens aprendizes envolvidos, que recebem salário proporcional a 20 horas semanais, além de certificação e demais direitos de acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Dec. 5598/2005). O público-alvo para o projeto-piloto é de adolescentes de 15 a 17 anos, cursando o Ensino Regular e oriundos de famílias de pequenos produtores rurais, em especial produtores de tabaco.