Prefeitura incentiva plantio objetivando a diversificação e novas fontes de renda aos agricultores familiares
O Município de Vale do Sol está investindo mais uma vez em uma nova cultura. Desta vez, trata-se do cultivo de brócolis. As primeiras experiências desenvolvidas no Município foram nas propriedades dos agricultores Nilvo Melchior de Rio Pardense e Mauricio de Carvalho em Faxinal de Dentro. A instauração do plantio de brócolis em Vale do Sol se deu pela empresa Grano Alimentos de Serafina Corrêa na serra gaúcha, após diálogos com a Emater/RS-Ascar regional, pela necessidade de conquistar agricultores interessados na atividade para ampliar o cultivo na região e para atender as novas instalações. A empresa atua no segmento de alimentos congelados, com máquinas e equipamentos tecnologicamente avançados, em conformidade com as normas de qualidade e de higiene, bem como adequadas às políticas ambientais.
Um dos itens mais desejados pelos consumidores, é o brócolis. Os produtores que estão investindo nessa atividade têm garantia de compra pela empresa, constituindo-se num importante diferencial. Com esse sistema, a empresa tem o fornecimento de matéria-prima garantido e qualidade controlada. Além disso, proporciona rentabilidade e melhor qualidade de vida aos produtores, alcançando ótimos resultados de produtividade e avanços nas propriedades familiares. Nilvo e Mauricio contam com o assessoramento de técnicos agrícolas que prestam assistência integral e gratuita aos produtores, orientando-os no preparo da terra, produção da cultura, manejo, desenvolvimento e colheita dos vegetais.
A equipe técnica do escritório municipal da Emater, afirma que em 2017 a previsão da Grano Alimentos é realizar plantios no final de março e início de abril, oportunizando novas áreas para o cultivo. O técnico agrícola, Lênio Trevisan salienta que o brócolis é uma hortaliça de rápida produção, sendo que do plantio à colheita são necessários em média 90 dias. Ele afirma que a adubação efetuada e o resíduo de cultura que ficam, proporcionam uma excelente fertilidade para um novo plantio após a sua colheita. “A experiência dos agricultores, certamente estimularão para que novas famílias possam produzir alimentos atendendo a grande demanda existente e aumentando a renda familiar”, afirma. Trevisan salienta ainda aos produtores interessados, que no dia 15 de dezembro, será realizada uma reunião na Câmara de Vereadores a partir das 9 horas, para expor sobre o cultivo.
Aos 60 anos, Nelson Melchior aprova a ideia do cultivo que surgiu há cinco meses. Hoje, ao todo, já colheu cerca de 16 mil kg por hectare. Satisfeito com os resultados, Melchior salienta a importância de diversificar a propriedade. “Estamos recebendo apoio e incentivo e, ao mesmo tempo, estamos aprendendo a lidar com a técnica de cultivar brócolis. Da mesma forma que investi na plantação, incentivo outros agricultores a iniciarem nessa atividade também”, enfatiza. “Está valendo a pena”, finaliza o agricultor. Para o Prefeito Municipal, Clécio Halmenschlager, é crucial dispor de possiblidades de diversificação para a agricultura familiar. “Incentivar novas formas alternativas de produção, gera renda familiar e melhores condições de vida aos vale-solenses”, conclui.