51.99709.2785

Festa celebra os 24 anos de Vale do Sol


Publicado 11/11/2016 23:00
Gabinete do Prefeito,Administração, Indústria e Comércio,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Finanças,Educação, Cultura e Desporto,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito,Secretaria Municipal de Saúde
Caroline Moreira

Festividade reuniu vale-solenses em comemoração ao 24° aniversário de emancipação político-administrativa do Município


Nesta quinta-feira, 10 de novembro o Município de Vale do Sol completou 24 anos de emancipação político-administrativa. 24 anos de uma grande história, de um grande povo, acolhedor e batalhador, 24 anos de conquistas, de luta e de bravura. O Vale tão jovem tornou-se referência para cidades vizinhas, um berço de ideias, de diversificação e desenvolvimento. És um grande exemplo, como diz os visitantes que aqui chegam. Para celebrar a data, uma festa voltada à terceira idade marcou o ápice dos festejos. A festa, que anualmente faz parte das comemorações de aniversário do Município, reuniu centenas de pessoas e tornou-se tradicional, ocorrendo sempre no dia 10 de novembro, data do aniversário de Vale do Sol. 

O Encontro da Terceira Idade foi realizado no Salão da Comunidade Evangélica em Formosa. A programação iniciou com culto ecumênico de ação de graças, proferido pelo Pastor Carlos Wendland e Otto Seilert e pelo Padre Nelson Beuren. Após o pronunciamento do Prefeito Municipal, Clécio Halmenschlager, das soberanas, Cátia Lopes Silva e Graziela Borba e do rei e rainha da terceira idade, Luiz Carlos Martin e Celi Papen da Silva, respectivamente, todos entoaram a canção de parabéns ao Município.  Apesar do calor forte, o dia foi de descontração, música e muita dança. O sol radiante do lado de fora alegrou os participantes que à tarde, dançaram e cantaram animados pela Banda Tropical. A melhor idade deu um show de energia e de exemplo, pois, o riso fácil e o entusiasmo transcende qualquer dificuldade. 

Desde sua emancipação, Vale do Sol vem dando grandes saltos e alavancando o conceito de desenvolvimento. O Município está ampliando os investimentos na área rural e na diversificação de culturas, gerando renda familiar e qualidade de vida. “Para um Município essencialmente agrícola, a agricultura familiar tem grande importância na economia e garante a construção do desenvolvimento sustentável e de novas formas de produção”, frisou Halmenschlager. Vale do Sol teve também grandes avanços nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, viabilizando demandas da população vale-solense. Clécio destacou o empenho e o compromisso da Administração Pública Municipal para com os munícipes. “Cada um de nós trabalha neste processo contínuo de transformação, constrói o desenvolvimento do Município. Com inúmeras ações, colhemos grandes conquistas, estamos todos de parabéns”, finalizou o Prefeito.

Conforme os registros históricos, Vale do Sol foi emancipado em 10 de novembro de 1991. O início de sua colonização, formado pelos ex-distritos de Trombudo, Formosa, parte de Herveiras, de Santa Cruz do Sul e parte de Candelária, aconteceu com a chegada dos primeiros colonizadores em Rio Pardense no ano de 1862. O nome “Vale do Sol” surgiu na década de 1960, a partir, de observações baseadas no clima, feito pelo médico Luiz Arthur Jacobus, através de constantes neblinas na parte montanhosa e, do sol, na região de Faxinal de Dentro, que faziam do lugar um vale do sol, Jacobus costumava dizer: "Este é o Vale do Sol"