A Secretaria de Educação de Vale do Sol promoveu, nesta semana, uma série de encontros e capacitações voltados para professores e merendeiras da rede municipal de ensino. As atividades envolveram desde formações pedagógicas até palestras sobre educação antirracista e treinamentos na área de alimentação escolar.
No início da semana, ocorreu o primeiro encontro de formação direcionado aos professores alfabetizadores do município, que atuam no 1º e 2º anos das escolas municipais e estaduais. A capacitação integra o Programa Alfabetiza Tchê, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e está sendo conduzida no município pela formadora local Denise Peil. O programa tem como meta garantir a alfabetização de todas as crianças matriculadas nas escolas públicas gaúchas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, atuando em regime de colaboração entre estado e municípios.
As professoras da Educação Infantil (Pré-Escola) e dos 1º e 2º anos também participaram de uma reunião para discutir a elaboração do Plano Municipal de Transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. A iniciativa faz parte da Política Municipal de Alfabetização e busca alinhar práticas para garantir uma passagem mais harmoniosa entre as duas etapas de ensino.
Outro destaque da semana foi a palestra com Morgani Costa da Silva, especialista em História e Cultura Afro-brasileira, Gestão Escolar e Direito Educacional, Supervisão e Orientação Escolar e Psicopedagogia, entre outras formações. Ela abordou o Artigo 26-A da LDB, a Política do PNEERQ e práticas pedagógicas para trabalhar a educação antirracista em sala de aula. Morgani também enfatizou a importância da autodeclaração racial e apresentou exemplos de ações que podem ser aplicadas no cotidiano escolar.
Encerrando a programação, as merendeiras da rede municipal de ensino participaram de um treinamento sobre Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, ministrado pela nutricionista Caroline Ortolan, da empresa In Loco – Consultoria em Serviço de Alimentação e Nutrição. O objetivo foi aprimorar os conhecimentos e habilidades das profissionais, reforçando a importância da higiene, segurança alimentar e qualidade nutricional na preparação das refeições escolares.