51.3750.1122

Acessibilidade


Acessibilidade

O novo portal da Prefeitura de Vale do Sol foi construído a partir de pesquisas sobre usabilidade e acessibilidade. Usabilidade para o munícipe encontrar a informação que deseja da melhor forma, e de um jeito mais fácil e intuitivo, e acessibilidade para incluir cidadãs e cidadãos com deficiências no uso de produtos, serviços e informações disponibilizados pela Prefeitura na internet.

Seguindo padrões internacionais como o World Content Accessibility Guide (WCAG) e o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG) estabelecido federalmente pela Portaria nº 03, de 07 de Maio de 2007, o novo Portal da Prefeitura de Vale do Sol deseja assim oferecer um melhor acesso a rede de informações em formatos alternativos e inclusivos.

O site foi desenvolvido usando padrões web comuns, como a biblioteca Bootstrap, que provê usabilidade do site em qualquer dispositivo, tornando o site responsivo a qualquer resolução de tela, computadores, celulares, tablets e qualquer dispositivo.

Também pelo menu especial de acessibilidade, no topo do site, o internauta ajusta o site às suas necessidades especias. Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal municipal.

Em qualquer página, os atalhos padrões são:

[Alt + 0] - direciona a página inicial do site;
[Alt + 1] - direciona a página de acessibilidade;
[Alt + 2] - aumenta o tamanho da fonte;
[Alt + 3] - diminui o tamanho da fonte;
[Alt + 4] - retorna o tamanho original das fontes;
[Alt + 5] - alterna para layout com alto contraste de cores;
[Alt + 6] - retorna para layout com cor original;
[Alt + 7] - direciona para página Mapa do Site;

Estes atalhos funcionam no Chrome e Opera, no Internet Explorer é necessário apertar o botão Enter após uma combinação acima. No caso do Firefox, ao invés de clicar Alt + Número, tecle Alt + Shift + Número.

Leis e decretos sobre acessibilidade:

- Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004
- Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009 - Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007.
- Decreto nº 7.724, de 16 de Maio de 2012 - Regulamenta a lei que dispõe sobre o acesso as informações.
- Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico (E-mag)
- Portaria nº 03, de 07 de Maio de 2007 - Institucionaliza o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico – eMAG.