Semana do Município evidencia as riquezas do Vale

Publicado 11/11/2023 08:00
Atualizado 24/11/2023 14:05
Gabinete do Prefeito,Administração, Indústria e Comércio,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Finanças,Educação, Cultura e Desporto,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito,Secretaria Municipal de Saúde,Secretaria de Assistência Social

Vale do Sol está celebrando seus 32 anos de história. Embora o aniversário do Município seja no dia 10 de novembro, as comemorações iniciaram no dia 3 de novembro e encerram no dia 11 de novembro.

Com o tema "Riquezas do Vale", o município está realizando uma programação variada. As festividades iniciaram na última sexta-feira, dia 3, com Show de Patinação do Grupo Xlise, que aconteceu no Ginásio Trombudo, no Centro. O grupo de Vale do Sol e grupos de cidades vizinhas encantaram o público presente. No dia 4, a programação incluiu o Torneio entre Prefeituras em Rio Pardense durante o dia e o tradicional Encontro de Corais na Igreja Católica São José à noite, seguido por um jantar no salão da comunidade. Além dos corais do município, participaram do evento o coral da Afubra, de Arroio do Tigre e Banda Municipal.

No dia 5, os amantes da adrenalina e da velocidade puderam desfrutar do 10º Encontro de Trilheiros, promovido pelo grupo Lagartos do Vale, com largada às 8h na Comunidade Evangélica do Centro e atividades do Neutro no potreiro de Lino Melz. Nos dias 8 e 9, o Ginásio Trombudo sediou a Feira do Livro, com destaque para o show de mágica, contação de histórias, conversas literárias, campanhas de doação e adoção de livros e atividades recreativas. No dia 9, a professora aposentada Glória Dulce Jacobus foi homenageada, e à noite, a feira do livro encerrou com apresentações de danças gaúchas e um show musical com César Oliveira e Rogério Melo. Mais de 500 pessoas prestigiaram o evento que evidenciou a cultura gaúcha.

Já no dia 10 de novembro, o Ginásio Cipriano de Faxinal de Dentro foi palco da Festa da Melhor Idade, incluindo missa festiva, atividades de integração e almoço. O Grupo Acordes de Ouro animou a tarde das mais de 400 pessoas participantes. A Semana do Município encerrará suas festividades neste sábado, 11 de novembro, no Ginásio Trombudo, com a 13ª Escolha das Soberanas de Vale do Sol, cujo tema é "Deixe sua luz brilhar". O evento elegerá o trio que substituirá a rainha Marieli Muller e as princesas Thainá Beling e Fernanda Quoos. Após o anúncio das vencedoras, haverá baile com a Banda Sétimo Sentido, Daiton e Banda e Máquina Total.

O Prefeito Maiquel Silva comenta que a programação foi elaborada com a colaboração de muitas mãos e tem como objetivo valorizar a comunidade local, proporcionando momentos de integração e lazer. “A Escolha das Soberanas, com a participação de 15 candidatas, promete ser um dos momentos mais emocionantes e fechará com chave de ouro toda a programação”, destaca.

A Semana do Município de Vale do Sol é financiada pelo Pró-Cultura RS, com coinvestimento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC/RS) da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, a programação recebe patrocínio do Banrisul, Mecânica Scherer, Comercial Hein, Sicredi, Agrofer, Afubra e Auto Viação Vale do Sol.