51.3750.1122

Caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo entram na segunda fase da vacinação


Publicado 07/04/2020 12:49
Secretaria Municipal de Saúde

O Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que começa no dia 16 de abril. As três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento. Com essa alteração, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase, que inicia dia 9 de maio.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou no dia 23 de março e se estende até 22 de maio. O Dia D de Vacinação vai ocorrer no dia 9 de maio. No município, a população alvo totaliza 4.180. A imunização contra o vírus que causa a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B) está sendo feita em três etapas. Idosos (acima de 60 anos) e trabalhadores da saúde são os primeiros grupos a serem vacinados. Nessa primeira fase, Vale do Sol já imunizou 1.165 pessoas até o momento. O segundo grupo, a partir de 16 de abril, é formado por caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já na terceira fase, que começa em 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, estão professores das escolas públicas e privadas, crianças de seis meses até 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas, adultos de 55 a 59 anos de idade, pessoas com deficiência e povos indígenas.

As ESFs de Faxinal de Dentro, Raios de Sol (Centro), Verdes Vales (Centro) e Anita Garibaldi (Alto Trombudo) estão vacinando todos os dias (os grupos prioritários conforme cronograma), mediante disponibilização das doses. Salienta-se a importância da população evitar as aglomerações nas ESFs e deixarem este primeiro momento para a imunização dos idosos, que são o grupo de maior risco.