51.3750.1122

Nota de esclarecimento sobre a falta de água


Publicado 09/01/2020 08:41
Gabinete do Prefeito,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito
Assessoria de Comunicação/Priscila Oliveira

A administração Municipal de Vale do Sol vem esclarecer que a constante falta de água, principalmente nas duas últimas semanas em Campos do Vale, Pinhal Trombudo e Faxinal de Dentro, é devido a constatação de vazamentos pela precariedade da rede de abastecimento, bem como, do uso de água potável nas piscinas para produção de mudas de fumo, casos que vem sendo denunciados pela comunidade.

Conforme o coordenador, a quantidade de água utilizada em uma piscina com medida normal de 1,20 x 20 metros é de aproximadamente 2.500 mililitros por piscina. “As propriedades denunciadas estão sendo vistoriadas pela fiscalização”, salienta.

O Poder Público ressalta ainda que em termos de pressão de água não foi realizado nenhuma modificação, sendo que a baixa pressão se dá por conta de que os reservatórios não estão com a sua totalidade de água.

Pensando em melhorias, a Prefeitura Municipal está trabalhando em busca de novas vertentes para o abastecimento dos reservatórios, já que nos últimos anos a busca foi apenas por ampliações de redes. A administração pública também orienta aos moradores que ainda não possuem reservatório (caixa d’água) que adquiram, pois ajuda a amenizar os problemas provenientes da falta de água. Além disso, na Lei nº 72/1994, Capítulo VI, Art. 19, consta que para a ligação hidráulica de prédios existentes é obrigatório possuir um reservatório de, no mínimo 500 litros, e as edificações novas deverão contar com a previsão do reservatório em seu projeto hidráulico.