Sonho, luta e conquista: Vale do Sol inaugura primeira creche

Publicado 01/07/2019 18:18
Atualizado 01/07/2019 18:18
Gabinete do Prefeito,Finanças,Educação, Cultura e Desporto

Vale do Sol viveu um momento histórico nesta segunda-feira, dia 1º de julho. Foi inaugurada a primeira creche municipal, a Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos. A obra, que era um sonho antigo da comunidade, está localizada na Rua da Emancipação, no Centro. Com a presença de autoridades, servidores municipais e comunidade, a solenidade de inauguração foi marcada pela alegria. Entre os rostos presentes, se via muitos sorrisos e entusiasmo.

Em sua fala, o prefeito, Maiquel Silva, enalteceu que foram muitas lutas, preocupações, reuniões, audiências e muita determinação de todos que fizeram parte da concretização desse sonho. “Enquanto havia pessoas desacreditadas na conclusão desta obra, estávamos empenhados na fiscalização dos serviços pela empresa responsável. Enquanto havia pessoas que nos criticavam nas redes sociais, dizendo que essa obra era só promessa, aqui estávamos instalando mobiliários, espalhando brita, fazendo roçada e cortando grama”, pontuou o prefeito, emocionado, que disse ainda ser um dos pronunciamentos mais importantes que tem a oportunidade de fazer em seus 15 anos de vida pública.

A diretora da creche, Rosvida Ernst e a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Deisi Blasi dos Santos, destacaram a importância da obra para o município, que passa a contar com a primeira creche. Falaram também da gratidão em participarem desse momento ímpar para Vale do Sol e que possam contribuir para a formação, literalmente, dos “primeiros passos” das crianças do município. “Num sentido não figurado, aqui muitas crianças vão dar seus primeiros passos no abraço carinhoso dos educadores, que vão vibrar e aplaudir da mesma forma que um familiar, pois aqui pais e funcionários vão viver juntos os sonhos e descobertas das crianças”, enfatizou Deisi.

As aulas iniciam já nesta quarta-feira, dia 3, com dois berçários e dois maternais. A obra conta ainda com cozinha, banheiros coletivos adequados ao uso infantil, banheiros com acessibilidade, lactário, sala de amamentação, secretaria e sala de direção, sala dos professores, sala multiuso, pracinha de areia e saguão equipado com playground e brinquedos recreativos.

Inicialmente, na fase de adaptação, serão atendidas 38 crianças, de quatro meses a três anos. Irão atuar no educandário oito professores, 12 auxiliares de educação, três serventes e a equipe diretiva, comandada pela diretora Rosvida Ernst. Até o final do mês julho, se tem a previsão de efetivar a matrícula dos inscritos em lista de espera, totalizando cerca de 50 crianças.

Inscrições – As inscrições das crianças foram realizadas em dezembro de 2018, sendo que tiveram 49 inscritos. Neste ano, serão atendidos alunos de quatro meses a três anos e 11 meses completados até 31 de março de 2019. Na última semana, os responsáveis pelas crianças inscritas foram convocados para efetuarem a matrícula. Nos próximos dias, será aberto um novo edital de inscrições para aqueles que ainda não possuem vaga.

A obra - A creche começou a ser construída em 2014. Passou por um ano de interrupção nos trabalhos e foi retomada em 2016, sendo finalizada neste ano. O espaço totaliza 890,73m². O custo total da obra da nova EMEI é de R$ 1.034.050,14, pago com repasse do Governo Federal. A contrapartida do município foi a cedência do terreno para a construção.