51.3750.1122

Campanha de vacinação contra Pólio e Sarampo vai até dia 31 de agosto


Publicado 09/08/2018 10:14
Secretaria Municipal de Saúde
Assessoria de Comunicação/Priscila Oliveira

Crianças com idade entre um ano e menores de cinco devem ser levadas aos postos de saúde para receber a dose contra a pólio e também contra o sarampo até o dia 31 de agosto.


Crianças com idade entre um ano e menores de cinco devem ser levadas aos postos de saúde para receber a dose contra a pólio e também contra o sarampo até o dia 31 de agosto. A meta é vacinar 95% das crianças dentro da faixa etária. Na manhã de quinta-feira, dia 9, Elaine Strohm levou a filha Bianca Strohm, de quatro anos, para receber as duas doses no ESF do Centro de Vale do Sol. “É muito importante esta campanha de vacinação. É a única maneira que temos para prevenir”, afirmou Elaine. A pequena Bianca saiu da sala de vacinas orgulhosa mostrando a caderneta de vacinação. “Nem dói, só faz cosquinha”, garantiu a menina. O Dia D de mobilização nacional foi agendado para o dia 18 deste mês (sábado). Nesta data, as ESFs de Vale do Sol estarão abertas para vacinação.

Este ano, a imunização será feita de forma indiscriminada, ou seja, pretende vacinar todas as crianças na faixa etária estabelecida. Isso significa que mesmo as que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. No caso da pólio, crianças que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida devem receber a VIP. As que já tomaram uma ou mais doses devem receber a VOP. E, para o sarampo, todas devem receber uma dose da Tríplice Viral – desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias. A Secretaria de Saúde de Vale do Sol, Beatriz Krainovic, frisa que a proposta é aproveitar a mobilização da campanha e atualizar as cadernetas de vacinas.

Sarampo - A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos. Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) o certificado de eliminação da circulação do vírus. Atualmente, entretanto, o país enfrenta surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas, além de casos já identificados em São Paulo, no Rio Grande do Sul, em Rondônia e no Rio de Janeiro.

Pólio - Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.