51.3750.1122

Sábado é dia de vacinação contra a gripe


Publicado 10/05/2017 14:08
Secretaria Municipal de Saúde
Assessoria de Comunicação/Priscila Oliveira

Nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Raios de Sol e Verdes Vales (Centro), Faxinal de Dentro e Anita Garibaldi (Alto Trombudo) o atendimento será realizado das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. No Posto de Boa Esperança e Fontoura Gonçalves a vacinação acontece das 9h às 15h, também sem fechar ao meio dia.


Para atingir a meta de imunização, Vale do Sol vai realizar neste sábado, dia 13, o Dia D da Mobilização Nacional contra o vírus da gripe A (Influenza), em que todas as unidades básicas de saúde estarão abertas para vacinação. Nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Raios de Sol e Verdes Vales (Centro), Faxinal de Dentro e Anita Garibaldi (Alto Trombudo) o atendimento será realizado das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. No Posto de Boa Esperança e Fontoura Gonçalves a vacinação acontece das 9h às 15h, também sem fechar ao meio dia.  

Campanha - A fim de prevenir a população contra o vírus da gripe A (Influenza), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou no dia 10 de abril, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em todas as ESFs da zona urbana e rural de Vale do Sol. Do dia 10 a 13 de abril, os trabalhadores da saúde foram o público alvo. Desde o dia 17 de abril estão recebendo a vacina crianças com 6 meses até 5 anos incompletos, idosos a partir dos 60 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus, no público alvo. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso à boca, aos olhos e nariz. A Secretaria de Saúde do município, Beatriz Krainovic salienta que a principal forma de prevenção é a vacinação. “Então aproveitem esse sábado para se vacinarem”, enfatiza.