Feira do Livro e Mostra Cultural começa terça-feira

Publicado 04/10/2019 15:10
Educação, Cultura e Desporto

Na próxima terça-feira, dia 8, começa um dos principais eventos culturais do calendário municipal de Vale do Sol – a Feira do Livro e Mostra Cultural. O tradicional evento, que acontece na Comunidade Católica São José, aposta em atividades culturais para despertar e valorizar a importância da leitura, estimular a formação de novos leitores e para construir um espírito de integração entre a comunidade vale-solense. Serão três dias dedicados a atividades relacionadas à leitura, além de apresentações artísticas, peças teatrais, roda de conversa, incentivando a criatividade, imaginação, leitura e a literatura desde cedo. Com o tema “E seus olhos brilham sorrindo, na certeza de um grande porvir”, neste ano, o evento tem como patronesse a ex-secretária de Educação, Dagma Inês Reinke Seibert, que escreveu, juntamente com Nelson Wagner, a letra do Hino Municipal.

A feira tem organização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto. Toda a programação foi pensada no sentido de aproximar o leitor das produções literárias, além de contribuir para a qualificação de crianças, jovens e adultos, devido à grande relevância educacional, social e cultural. Conforme a secretária da pasta, Deisi Blasi dos Santos os objetivos da Feira do Livro e Mostra Cultural são fomentar a cultura na comunidade e popularizar o livro tornando-o um instrumento de acesso às informações e ao conhecimento, formar leitores e escritores desde a Educação Infantil e promover um espaço de divulgação e aproximação do trabalho pedagógico e cultural desenvolvido na rede municipal de ensino. Ela destaca a importância da realização de mais uma edição da feira, e convida a população para participar e prestigiar a programação. “O evento é para todas as idades. Traga a família e venha prestigiar.”

Entre os destaques da programação estão as peças Teatrais “Entrevero Farroupilha ” e “Família Gentil”  do Grupo Luz e Cena; apresentações culturais; narração de histórias; entre outras atividades. Durante o evento, também vai ocorrer a divulgação dos ganhadores do concurso cultural de desenhos e poesias, realizado com as escolas da rede municipal. Confira abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO FEIRA DO LIVRO E MOSTRA CULTURAL

08.10.19 - terça-feira

Diálogo com Diogo Vargas “Ser estudante” – EEEM Guilherme Fischer

9h Intervalo (visitação a feira e mostra cultural)

9h30 Peça Teatral “Entrevero Farroupilha ” – Grupo Luz e Cena

10h45 Animação / Visitação / Encerramento.

Diálogo com Diogo Vargas “Ser estudante” – EEEM Guilherme Fischer

14h Intervalo (visitação a feira e mostra cultural)

14h30 Peça Teatral “Entrevero Farroupilha ” – Grupo Luz e Cena

15h45 Animação / Visitação / Encerramento

NOITE

19h15 - Abertura Oficial

Homenagem a Patronesse da Feira: Dagma Inês Reinke Seibert

19h45 Peça Teatral “Família Gentil” – Grupo Luz e Cena

20h30 Encerramento

09.10.19 - quarta-feira

Grupo ambiental: Peça teatral “Escravos da Liberdade” – EMEF São João Batista

9h Intervalo (visitação a feira e mostra cultural)

9h30 Apresentação Cultural – Colégio Medianeira

11h Animação / Visitação / Encerramento

Apresentação Cultural – Colégio Medianeira

14h30 Intervalo (visitação a feira e mostra cultural)

15h Grupo ambiental: Peça teatral “Escravos da Liberdade” – EMEF São João Batista

15h30 Apresentação Cultural – Ed.Infantil EMEF Nossa Sª da Glória

16h Animação/Visitação/Encerramento

10.10.19 - quinta-feira

Narração de história com Sonia Dettenborn Luz;

9h15 Intervalo (visitação a feira e mostra cultural)

10h Coral Infanto Juvenil Pró-Cultura Vale do Sol

10h30 Apresentação Cultural EMEF Maria Prado

11h00 Animação/Visitação/Encerramento