51.3750.1122

Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa encerra dia 31


Publicado em 06/05/2019 Agricultura Indústria e Comércio


A Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa iniciou no dia 1º de maio e encerra no dia 31 de maio. Devem ser imunizados bovinos e búfalos de todas as idades. É importante salientar que o processo de vacinação para ser completo, além da aquisição e aplicação da vacina no rebanho, o produtor deve apresentar a Nota Fiscal da compra das doses de vacina no Posto da Inspetoria de Vale do Sol, especificando a quantidade de animais vacinados por categoria, durante o mês de maio e até cinco dias úteis após o término oficial da campanha.

Para os produtores que vão compartilhar as doses, a Inspetoria alerta que devem carimbar e colocar o nome das pessoas direto na nota onde forem adquiridas. Não será mais possível colocar os nomes na Inspetoria, conforme era realizado nas campanhas anteriores.

Neste ano, a novidade é que a vacina sofreu alterações na sua formulação. Houve redução na dosagem de aplicação de 5 ml para 2 ml.  A vacina passou a ser bivalente, permanecendo a proteção contra os vírus A e O e as apresentações comercializadas agora serão de 15 e 50 doses. A composição do produto também foi modificada com intuito de diminuir as reações vacinais. Os produtores que não comprovarem a imunização do seu rebanho nos períodos e condições estabelecidas ficam impedidos de transitar com seus bovídeos até que regularizem a vacinação e serão autuados. O valor da multa é de R$ 1.172,13.