Vale do Sol anuncia obras de pavimentação asfáltica no interior

Publicado 13/01/2022 10:06
Atualizado 13/01/2022 10:06
Gabinete do Prefeito,Finanças,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito

O ano de 2022 começa com muitos projetos saindo do papel em Vale do Sol. As obras avançam pelo município em benefício da população. Na última semana, o secretário de Finanças Claudeomir Karnopp divulgou os principais projetos que serão implantados no decorrer deste ano.

Com o intuito de garantir mais segurança e melhoria na qualidade de vida da população, serão realizadas obras de pavimentação asfáltica pelo interior do município. Em Alto Castelhano, foi aprovado o plano de trabalho para execução de pavimentação asfáltica, que é um fato inédito na região serrana. Karnopp explica que Alto Castelhano, por ser sede da maior escola da região serrana, foi priorizada nesse primeiro lote de pavimentação. “Na sequência pretendemos dar andamento em outras melhorias na região serrana”, complementa o secretário.

Outra localidade que será beneficiada com pavimentação asfáltica será Faxinal de Dentro. Foi assinado em 29 de dezembro de 2021 o contrato de repasse para execução do asfalto no Corredor Rohlfes (trecho 2).

De acordo com Karnopp, a previsão é que os projetos de engenharia dessas duas obras sejam finalizados até 30 de março, para encaminhamento à Caixa Federal, que vai fazer o acompanhamento das obras. Ambas as obras serão realizadas com recursos captados junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional através de emendas parlamentares do deputado federal Marcelo Moraes. Em Alto Castelhano o valor estimado é de R$ 250 mil e em Faxinal de Dentro cerca de R$ 300 mil.

E as obras não param por aí. Em Formosa, está prevista a continuidade da pavimentação asfáltica do trecho próximo à Igreja Batista, com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Pedro Westphalen. Já em Rio Pardense, dois trechos receberão pavimentação. Em frente ao Camping do Vale, serão asfaltados aproximadamente 400 metros e na Rua Professor Orlando Schlittler será realizada a continuidade do asfalto até as proximidades da entrada de Linha Cachete.

O Prefeito Maiquel Silva relata que essas obras são reivindicações antigas da comunidade. “São obras muito importantes e não estamos medindo esforços para tirá-las do papel. Sabemos que a pavimentação traz muitas vantagens para a nossa população, principalmente no escoamento da produção, melhorias no tráfego, diminuição da poeira e barro e mais segurança”, destaca. Ele salienta que será dado continuidade à execução de melhorias em outras localidades também e enfatiza que vem sendo realizado um trabalho em equipe, com muita dedicação e focado no desenvolvimento do município.

Mais investimentos – Para 2022, além de obras de pavimentação, Vale do Sol já assinou convênio com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Obras e Habitação, para perfuração de dois poços artesianos. A execução da obra vai ocorrer com recursos através de emenda parlamentar do deputado estadual Adolfo Brito, no valor de R$ 100 mil. O Executivo Municipal também confirmou a perfuração de dois a três poços artesianos com recursos próprios.

O Município também já tem a confirmação de emenda parlamentar de R$ 370 mil para aquisição de uma retroescavadeira. O recurso será destinado pelo deputado federal Heitor Schuch. Além disso, foi aprovada a proposta de aquisição de uma retroescavadeira com emenda do Senador Luis Carlos Heinze, no valor de R$ 300 mil, que aguarda assinatura do convênio para início do processo de licitação.