51.3750.1122

Alimentação em tempos de coronavírus - Parte 3


Publicado 30/06/2020 11:23
Secretaria Municipal de Saúde,COVID-19

Neste texto falaremos sobre vitamina C, selênio e vitamina A.


                No texto da semana passada falamos sobre a importância das vitaminas D e do Zinco. Hoje vamos falar da vitamina C, selênio e vitamina A.

                A vitamina C é a mais conhecida pelas pessoas por aumentar a imunidade. Mas sozinha ela não consegue fazer muita coisa, por isso estamos falando deste conjunto de nutrientes. Ela atua ajudando a combater microrganismos e estruturas estranhas ao corpo e aumenta os níveis de anticorpos no organismo.

                Esta vitamina é um nutriente fácil de ter seu nível diário recomendado atingido, ainda mais nessa época em que temos as frutas cítricas (laranja e bergamota), uma de suas principais fontes. Sempre devemos optar pelo consumo das frutas in natura, pois qualquer processamento que fizermos, já estaremos perdendo vitamina C, que é muito sensível e muito volátil, ou seja, se perde facilmente no ar. Ela está presente na maioria das frutas e verduras cruas. Mas as frutas mais ricas em vitamina C são a acerola, kiwi, goiaba, morango, laranja e caju.

                Já o selênio é um mineral que também é fundamental para nosso sistema imunológico. Falando em selênio devemos lembrar da castanha do Pará ou castanha do Brasil, que é sua maior fonte. Se consumirmos 2 castanhas por dia já atingimos os níveis necessários, e não podemos passar disso, pois se consumirmos em excesso, o selênio passa a trazer malefícios. Ele ainda pode ser encontrado no trigo, no arroz, na gema do ovo, na semente de girassol, mas em quantidades bem menores que na castanha.

                Por sua vez, a vitamina A também fortalece o sistema imunológico e é uma vitamina que está presente nas frutas e vegetais amarelo alaranjados (mamão, manga, abóbora, cenoura) e nos vegetais e folhosos verde escuros (couve, rúcula, agrião, brócolis), além de estar também no ovo, tomate, leite, fígado, entre outros.

                Enfim, estes são os nutrientes mais envolvidos com o nosso sistema imunológico e as suas fontes. E lembrando que os nutrientes são sempre encontrados nos alimentos in natura ou minimamente processados. Portanto a alimentação deve ser sempre o mais natural possível, sem uso de alimentos ultraprocessados.

Na próxima semana falaremos sobre um dos principais fatores de risco para o coronavírus: a obesidade.

 

Daniela Kronbauer

Nutricionista

CRN2 9700