Feira do Livro aposta na leitura e atividades culturais

Publicado 11/10/2019 00:00
Educação, Cultura e Desporto

Os dias 8, 9 e 10 de outubro, foram dedicados a atividades relacionadas à leitura, apresentações artísticas, peças teatrais, rodas de conversas, incentivando a criatividade, a imaginação, a leitura e a literatura desde cedo.

A Feira do Livro e Mostra Cultural apostou em atividades culturais para despertar e valorizar a importância da leitura e para construir um espírito de integração entre a comunidade vale-solense. Além disso, o intuito foi estimular a formação de novos leitores. Como é o caso da Isabela Lavínia Rech, de 3 anos, que foi à feira acompanhada da mãe Sabrine Rech. A pequena, que é incentivada pelos pais, garantiu alguns exemplares e contou que gosta muito de livros. “Eu já sei contar histórias das princesas e bruxas”, falou Isabela. A mãe comentou que a filha ainda não sabe ler, mas tem paixão por livros de princesas. “Então eu leio as histórias, depois ela usa a imaginação e conta do jeitinho dela”, relatou Sabrine.

Com o tema “E seus olhos brilham sorrindo, na certeza de um grande porvir”, neste ano, o evento teve como patronesse a ex-secretária de Educação, Dagma Inês Reinke Seibert, que escreveu, juntamente com Nelson Wagner, a letra do Hino Municipal. Ela foi homenageada na noite do dia 8 de outubro e recebeu uma placa de reconhecimento.

Toda a programação foi pensada no sentido de aproximar o leitor das produções literárias, além de contribuir para a qualificação de crianças, jovens e adultos, devido à grande relevância educacional, social e cultural.

Entre os destaques da programação esteve as peças Teatrais “Entrevero Farroupilha ” e “Família Gentil”  do Grupo Luz e Cena; apresentações artísticas e culturais; entre outras atividades.

Concurso - Durante o evento, também ocorreu a divulgação dos ganhadores do concurso cultural de desenhos e poesias, realizado com as escolas da rede municipal. O objetivo foi valorizar a produção de poesias e desenhos através da reflexão sobre o tema: “Vale do Sol: Por que vale a pena viver aqui?”. Alunos do 1º ao 4º ano foram motivados a desenhar e do 5º ao 9º ano foram instigados a escrever poesias respondendo à pergunta tema. Os educandários da rede municipal enviaram três desenhos e três poesias selecionados pela escola. Dentre todos os trabalhos, foram selecionados quatro de cada categoria por uma comissão da Prefeitura. Os trabalhos escolhidos foram postados no Facebook da Prefeitura para votação do público. A poesia e o desenho que obtiveram mais curtidas venceram o concurso. Os ganhadores receberam uma lembrança da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e, terão o desenho e a poesia estampados na agenda de 2020 da Prefeitura (confira abaixo os ganhadores).

A feira teve organização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, em parceria com o Sesc.

Vencedores do Concurso Cultural de Desenhos e Poesias:

Desenhos:

1- Manuela Eduarda Rohr, 8 anos, EMEF Willibaldo Michel;

2- Larissa Maíra Heller, 8 anos, EMEF São João Batista;

3- Camila Estéfani Alves, 10 anos, EMEF Daltro Filho;

4- Micael Daniel Jost, 11 anos, EMEF São João Batista.

Poesias:

1- Larissa Tainá Schlesener, 13 anos, EMEF Felipe dos Santos;

2- Lucas André da Silva, 10 anos, EMEF Daltro Filho;

3- Bruna Francieli Scherer, 11 anos, EMEF São João Batista;

4- Vinícius Kern Flesch, 13 anos, EMEF Willibaldo Michel.