Secretaria da Saúde realiza atividades alusivas ao Setembro Amarelo

Publicado 17/09/2019 14:18
Atualizado 17/09/2019 16:02
Secretaria Municipal de Saúde

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Vale do Sol programou atividades para alertar a comunidade sobre a importância de debater o assunto (confira abaixo as ações que serão realizadas).

Programação da Atenção Básica de Saúde para o Setembro Amarelo:

ESF Faxinal

Conta diariamente com distribuição de material informativo na sala de espera.

ESF Anita

19/09 às 13h: Roda de conversa sobre valorização à vida com a psicóloga do Serviço de Saúde Mental.

ESF Raios e Verdes

27/09: Dia “D” - Distribuição de material informativo e atividades físicas durante o dia, em frente à Prefeitura.

Como surgiu o Setembro Amarelo?

Em 1994, Mike Emme, adolescente americano com apenas 17 anos, se suicidou. Mike era conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo. Mike amava aquele carro. No dia do funeral dele, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os 500 cartões e fitas foram feitos pelos amigos de Mike e possuíam uma mensagem: Se você precisar, peça ajuda. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda. Em 2003, a OMS instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, e o amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar este sentimento.