Atividades de conscientização marcam campanha sobre o combate ao abuso sexual à crianças e adolescentes

Publicado 20/05/2019 17:32
Atualizado 20/05/2019 17:37
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto

Com o intuito de conscientizar a população da importância de sempre denunciar em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual à crianças e adolescentes, Vale do Sol realizou, nos dias 16 e 17 de maio, a Campanha “Faça Bonito - proteja nossas crianças e adolescentes”. A iniciativa é uma realização do Conselho Tutelar em parceria com a Prefeitura Municipal e Comdica. As atividades foram realizadas em alusão ao dia 18 de maio, que foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

No dia 16, a equipe do Conselho Tutelar realizou um pedágio solidário de conscientização na rótula da Praça Municipal. Já no dia 17, cerca de 120 pessoas participaram, na Câmara de Vereadores, da palestra sobre sexualidade, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, ministrada pelo Psicanalista e Doutor em Ciências Humanas, Eduardo Saraiva. As conselheiras relatam que as atividades superaram as expectativas e destacam que todos precisam estar cientes da importância de caminhar juntos contra a impunidade, contra o silêncio, contra a violência.

Denúncias – As denúncias podem ser feitas diretamente ao Conselho Tutelar pelos números (51) 99711 3018 ou 3750 1259. Outra forma de denunciar suspeitas de abuso sexual contra crianças e adolescentes, ou qualquer outra forma de violação de direitos, como trabalho infantil, exploração sexual, maus tratos, negligências ou abandono de incapaz, é através do DISQUE 100, que é gratuito e pode ser feito sem a pessoa se identificar, sendo totalmente anônimo.