Vale do Sol recebe convite para participar do Grito de Alerta

Publicado 24/04/2019 17:12
Gabinete do Prefeito

Na última terça-feira, dia 23, o Prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva recebeu a comitiva do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol e Herveiras. Participaram da reunião o Vice-prefeito Normélio Reckers, Vereador Astor Jaeger e a equipe do Sindicato composta pelo Presidente Renato Goerck, Vice-presidente Gerson Morsch, Vice-secretário Ruben Preuss e Vice-tesoureira Mariele Muller. Na oportunidade, Goerck entregou o convite oficial para Vale do Sol participar do IX Grito de Alerta. A mobilização vai ocorrer no dia 15 de maio, em Santa Cruz do Sul, com acolhida e concentração às 8h em frente ao Parque da Oktoberfest. Na sequência, vai ser realizada uma caminhada pelas ruas centrais até a agência do INSS.

O evento, que é promovido pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (FETAG/RS) juntamente com o Sindicato, tem como tema “Nosso grito é pela valorização da Agricultura Familiar, garantia das Políticas Públicas e pela manutenção dos Direitos Previdenciários”. A principal questão da mobilização é a proposta da Reforma da Previdência Social, que aumenta em cinco anos o tempo de contribuição das produtoras rurais. Os demais eixos são: valorização da agricultura familiar, acesso à terra, habitação rural, organização da produção, assistência técnica, educação do campo, sucessão rural, saúde e terceira idade.

Em mais de 70% dos municípios brasileiros, os recursos da Previdência Rural, especialmente das aposentadorias, que circulam na economia local superam os recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). São estes recursos que movimentam diretamente o comércio local e sustentam e favorecem o desenvolvimento dos pequenos e médios municípios. Em Vale do Sol não é diferente. São 2.500 benefícios previdenciários rurais, onde giram mais de R$ 2 milhões. Dificultar o acesso à aposentadoria rural pode implicar no aumento da pobreza no campo e grave crise para economia local e para as receitas do município, atingindo a todos os moradores e não somente aos produtores rurais.

O Prefeito destaca que Vale do Sol é parceiro do movimento. “Nosso município é essencialmente agrícola, por isso, apoiamos e sabemos da importância deste ato, que é em prol dos nossos produtores rurais”, enfatiza. Ele salienta que, se as propostas da Reforma apresentadas pelo governo forem aprovadas pelo Congresso Nacional, serão enormes os prejuízos, não só para os trabalhadores e trabalhadoras rurais, mas também para a economia de milhares de municípios brasileiros.

No dia da mobilização (15 de maio), as aulas da rede municipal de Vale do Sol serão suspensas. Também vai ser disponibilizado transporte gratuito para a comunidade vale-solense poder participar do ato.

Roteiros dos ônibus:

- Saída às 7h de Alto Formosa na Comunidade Católica, passando por Formosa até Santa Cruz (inscrições no STR ou com Selvino Scherer e Leocadia Durante);

- Saída às 7h de Fontoura Gonçalves no Salão Hein, passando por Alto Castelhano, Alto Trombudo até o local (inscrições no Hein, Walmor Diehl, Comercial Parnow, Darci Schumacher ou no Minimercado de Marcelo Weiland);

- Saída às 7h de Linha da Barra no Salão Schneider, passando por Linha Bernardino, Centro, Pinhal Trombudo até o local (inscrições com Hedi Schneider, Cedimar Martin, Lauri Pagel, Mercado Schlesener ou no STR);

- Saída às 7h de Rio Pardense no Salão Gabe, passando por Faxinal de Dentro até o local (inscrições com Mariele Muller, Teresinha Gabe, Juliana Durante ou no STR);

- Saída às 7h de Linha Trombudo, passando pelo Centro até o local (inscrições no STR).