51.3750.1122

É hora de prevenir: vacinação contra a gripe inicia nesta quarta-feira


Publicado 09/04/2019 15:09
Atualizado 09/04/2019 15:30
Secretaria Municipal de Saúde
Assessoria de Comunicação/Priscila Oliveira

A fim de prevenir a população contra o vírus da gripe A (Influenza), inicia nesta quarta-feira, dia 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Vale do Sol. A campanha segue até o dia 31 de maio.


A fim de prevenir a população contra o vírus da gripe A (Influenza), inicia nesta quarta-feira, dia 10, a  Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF) de Vale do Sol. A campanha segue até o dia 31 de maio.

Até nesta sexta-feira, dia 12, será priorizado a imunização em crianças (de seis meses a menores de seis anos) e gestantes. A partir do dia 15, engloba os demais grupos prioritários: idosos a partir dos 60 anos de idade, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, povos indígenas, professores de escolas públicas e privadas, jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O Secretário de Saúde, José Valtair dos Santos, enfatiza que é importante que a população procure a sua ESF de referência para se vacinar. “Além da imunização contra a gripe, será realizada a atualização da caderneta de vacinação, por isso, é fundamental apresentar a carteirinha e o cartão SUS”, salienta.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus, no público alvo. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso à boca, aos olhos e nariz.

Dia D - Para atingir a meta de imunização, que é de 90% de todo o público alvo, Vale do Sol vai realizar no dia 4 de maio (sábado), o Dia D da Mobilização Nacional, em que todas as unidades básicas de saúde estarão abertas para vacinação. Nos ESFs Raios de Sol e Verdes Vales (Centro) e Faxinal de Dentro, o atendimento será realizado das 8h às 16h. No ESF Anita, de Alto Trombudo, a vacinação acontece das 8h30min às 15h30min. Em Fontoura Gonçalves, ocorre das 9h às 15h. No Posto de Boa Esperança o horário ainda será confirmado.