51.3750.1122

Beneficiários do BPC devem fazer a inscrição no Cadastro único


Publicado 04/04/2019 16:46
Secretaria Municipal de Saúde

O cadastramento dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de suas famílias no Cadastro Único cria a possibilidade de inclusão desses idosos e pessoas com deficiência em diversos outros programas, serviços e benefícios sociais do Governo Federal, que utilizam o cadastro como referência para seleção do seu público.

Em Vale do Sol, seis beneficiários precisam fazer inscrição no Cadastro Único segundo listagem disponibilizada pelo Ministério da Cidadania: Laurena Jost, de Formosa; Brayan de Oliveira Behm, de Pinhal Trombudo; Claudemar Leopoldo, de Faxinal de Dentro; João Soares da Silva, do Corredor Vargas; Rodrigo Lima dos Santos da Silva, de Faxinal de Dentro e Darci Antônio Goecks, de Linha Bernardino.

A inclusão e atualização do Cadastro Único são obrigatórios para evitar a suspensão do BPC. Os beneficiados devem procurar o Departamento de Assistência Social até dezembro para realizar a inscrição no CadÚnico.

Conforme a Gestora do Programa Bolsa família, Joseane Beling Jost, a principal diferença para outros benefícios do INSS, é que esses beneficiários não recebem parcela de 13º salário. “Por isso é importante atenção dos beneficiários do BPC, pois muitos procuraram diretamente o INSS e confundem o BPC com o auxílio doença”, salienta.

O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos outros programas sociais do Governo Federal, incluindo o BPC deficiente e idoso.  Em novembro de 2016, com a entrada em vigor do Decreto nº 8.805/2016, tornou-se obrigatória a inscrição de beneficiários e requerentes e de suas famílias no Cadastro Único para concessão e manutenção do BPC. O prazo para inclusão no CadÚnico é até julho de 2019.