EMEI Primeiros Passos é o nome da Creche Municipal

Publicado 17/01/2019 14:25
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto

A primeira Creche Municipal de Vale do Sol já tem nome: Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Primeiros Passos. O nome foi escolhido pela população, através de uma enquete divulgada na página do Facebook da Prefeitura. Foram 957 votos no total, sendo que, a sugestão Primeiros Passos recebeu  484 votos, Estrelas do Amanhã foi votada 308 vezes, Cuida de Mim recebeu 143 votos e 22 pessoas votaram em Amigos do Peito. Todas as sugestões foram da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Nesta quinta-feira, dia 17, foi encaminhado o Projeto de Lei ao Poder Legislativo com o nome escolhido pela comunidade para ser aprovado pelos vereadores.

A obra está prevista para ser inaugurada até fevereiro deste ano, sendo que, 91,15% está concluída. O custo total da nova EMEI é de R$ 1.047.934,79 a ser pago com repasse do Governo Federal. A contrapartida do município foi a cedência do terreno para a construção. A nova EMEI está localizada na Rua da Emancipação, no Centro. A capacidade de atendimento é de 96 alunos em tempo integral.

Inscrições – Segundo a supervisora escolar da Secretaria de Educação, Lucilene da Silva, as inscrições das crianças foram realizadas em dezembro, sendo que, tiveram 49 inscritos. Serão atendidas crianças de quatro meses a quatro anos e 11 meses completados até 31 de março de 2019. “Após o funcionamento da EMEI, os inscritos serão convocados para efetuarem matrícula e, se necessário, serão chamados os próximos da fila de inscrição”, ressalta. Ela explica que, para a matrícula será obedecida ordem de inscrição, observando o número de vagas oferecidas. A equipe que irá atuar na EMEI também está sendo formada. A contratação de 15 auxiliares de educação (monitores) está sendo realizada através de Processo Seletivo. Alguns professores serão transferidos, também convocados ou contratados emergencialmente.

A obra - Em setembro de 2013 foi firmado um termo de compromisso entre o Município de Vale do Sol e a Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação, para a execução de uma creche municipal a ser construída dentro de uma metodologia criada pelo Governo Federal, dentro do programa PAC 2 e  Proinfância. A metodologia, denominada inovadora, consistia na construção da creche em placas de fibra, sendo que a empresa contratada em licitação realizada pelo Governo Federal foi a empresa MVC Componentes Plásticos, da cidade de São José dos Pinhais. Segundo o secretário de Finanças, Claudeomir Karnopp, a empresa abandonou a obra que que teria 781,26 metros quadrados e a mesma ficou paralisada, sendo rescindido o contrato em 23 de novembro de 2015. No ano de 2016 o Município solicitou uma alteração no projeto para executar a obra em alvenaria, mediante a realização de nova licitação. O FNDE aceitou o pedido e foi assinado novo termo de compromisso e o Município contratou a empresa Léo Arend & Cia Ltda, que fez uma proposta de R$ 1.047.934,79 em junho de 2016. Karnopp relata que desde essa data a obra está em andamento e com a finalização se concretiza um sonho de longa data da população vale-solense. “As famílias vão poder contar com uma referência na área de educação para seus filhos”, conclui o secretário.