Três projetos culturais de Vale do Sol recebem recurso financeiro

Publicado 07/01/2019 20:48
Atualizado 08/01/2019 07:31
Gabinete do Prefeito,Educação, Cultura e Desporto

Com o intuito de valorizar e fortalecer grupos e manifestações vinculadas à perpetuação das diferentes culturas de Vale do Sol, na tarde desta segunda-feira, dia 7, três entidades culturais sem fins lucrativos do Município assinaram convênio com o Executivo Municipal para receber o valor de R$ 35.466,66 cada uma.

O recurso é oriundo da participação do Município no Edital da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (SEDACTEL) Pró-cultura RS FAC nº 10/2017, de concorrência entre os municípios do Estado. Vale do Sol concorreu com o projeto “Promoção das culturas populares e tradicionais” e foi contemplado com R$ 100 mil.

Depois de autorizado e conveniado com a SEDACTEL, o projeto previa a seleção de quatro entidades culturais do Município. Em novembro de 2018 foi lançado o edital municipal nº 01/2018 convocando as entidades para encaminharem seus projetos e documentações exigidas no edital. No dia 22 de novembro foi realizada a capacitação aos interessados em participar da seleção. Quatro entidades se inscreveram, sendo que, apenas três foram classificadas: em primeiro lugar ficou a Associação Cultural e Folclórica Der Deutsche Jugendtanz; em segundo a Associação Grupo de Dança Tradicional Gaúcha Tangarás e em terceiro a Associação Pró-Cultura Vale do Sol. O valor total do projeto é de R$ 106.400,00, sendo o repasse de R$ 100 mil do Governo do Estado e R$ 6.400,00 de contrapartida do Município. A coordenadora do Grupo de Danças Der Deutsche Jugendtanz, Gertrudes Melchior comemorou após a assinatura do convênio, assim como os demais membros das diretorias das outras associações, que tiveram os projetos classificados. "Para quem vem batalhando e lutando há muitos anos em prol da cultura, essa verba é uma bênção e faz toda a diferença", completa.

Os projetos foram avaliados pela Comissão de Avaliação do Município, formada por um representante da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, um representante do Conselho Municipal da Cultura e um representante da Secretaria Municipal de Finanças. Os três projetos aprovados vão ser implantados ainda neste mês, tendo duração de 12 meses.

O prefeito, Maiquel Silva relata que se sente muito feliz em poder fazer parte desta conquista, que contempla a cultura e colabora para o resgate e o desenvolvimento da identidade cultural de Vale do Sol. "É importante valorizar as entidades do nosso município que levam a nossa cultura com amor no coração", enfatiza. A coordenadora de Esporte e Cultura do Executivo Municipal, Giosana Lobo salienta que a ideia é realizar o Festival da Cultura em novembro deste ano para apresentar os projetos desenvolvidos pelas entidades classificadas e promover um momento de integração dos grupos e comunidade.

Projetos classificados

No projeto da Associação Cultural e Folclórica Der Deutsche Jugendtanz, de Rio Pardense, consta que o recurso será destinado para resgatar a cultura e identidade alemã através da dança folclórica e inclusão social, promover e participar de encontros que visam a integração e valorização da cultura alemã. O projeto da Associação Grupo de Dança Tradicional Gaúcha Tangarás, de Faxinal de Dentro, visa investir em indumentárias, instrutor de dança e na participação do grupo em eventos dentro e fora do Município, divulgando e disseminando o amor pela tradição gaúcha, através das danças tradicionais. Já a Associação Pró-Cultura Vale do Sol, que abrange os Corais Municipais Adulto e Infanto Juvenil, Banda Municipal e Grupo de Patinação, irá desenvolver o projeto buscando manter viva a cultura no Município integrando as diferentes artes e investindo em confecções de trajes, divulgação, equipamentos, entre outros.