Prefeitura lança a campanha “Declare amor e renda um futuro”

Publicado em 20/12/2018 Gabinete do Prefeito Finanças Fonte: Assessoria de Comunicação/Priscila Oliveira

Ainda dá tempo de adicionar uma atividade na lista de boas ações deste Natal. Até dia 28 de dezembro é possível realizar a doação de 6% do Imposto de Renda (IR) Pessoa Física para entidades assistenciais de Vale do Sol, por meio de depósito no Fundo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundica). O valor será restituído após a declaração do IR, no próximo ano.

A ação é estimulada pela campanha “Declare amor e renda um futuro”, lançada pela Prefeitura de Vale do Sol nesta semana. A presidente do Comdica, Salete Faber, comenta sobre a importância das pessoas destinar parte do imposto para o Fundica. “Seu imposto de renda pode fazer toda a diferença na vida das crianças e adolescentes, por isso, contamos com a sua ajuda”, complementa.

Para o secretário municipal de Finanças, Claudeomir Karnopp, a doação é uma forma de garantir que os recursos permaneçam na cidade e possam ser aplicados logo. “Quando não é doado, o valor acaba indo para Brasília, sendo que poderia ficar aqui no município”, explica.  Ele observa, ainda, que se a doação não for realizada até o fim de dezembro, fica limitada a 3% do valor.

Valor restituído - Karnopp esclarece que os 6% do IR doados para entidades são devolvidos ao contribuinte, junto da restituição do imposto. “Se a pessoa doar R$ 500 e tiver uma restituição de R$ 1 mil, receberá R$ 1,5 mil, sendo que o valor ainda será corrigido. Isso é até mesmo uma forma de investimento”, exemplifica. Além disso, o secretário lembra que, em casos em que o contribuinte tiver que pagar Imposto de Renda, terá o valor doado descontado do total.

Dados para depósito

Banco do Brasil

Agência: 4367-2

Conta: 8372-0

Como proceder

1 - Converse com seu contador sobre a ideia de realizar a doação. Faça uma simulação para saber qual valor você pode doar, com base nos seus rendimentos e gastos anuais.
2 - O valor referente a 6% do IR deve ser depositado até 28 de dezembro na conta do Fundo do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fundica).
3 - Com o comprovante do depósito em mãos, faça contato com o Comdica pelo telefone (51) 99726 0423 ou e-mail saletefaber@hotmail.com e solicite o comprovante para dedução do valor na declaração do Imposto de Renda.
4 - Informe o depósito junto da declaração do IR. O valor será reembolsado junto da restituição do imposto.
5 - O benefício fiscal é válido somente para quem fizer a Declaração Completa do IR, não sendo válida, portanto, para quem utiliza a forma Simplificada de Declaração.