Outubro Rosa: encontro aborda prevenção ao câncer de mama

Publicado 22/10/2018 17:26
Gabinete do Prefeito,Secretaria Municipal de Saúde

Mais de 100 pessoas participaram do “Dia D de Prevenção ao Câncer de Mama” em alusão ao Outubro Rosa.

A Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, através do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Vale do Sol, realizou na última sexta-feira, dia 19, o “Dia D de Prevenção ao Câncer de Mama” em alusão ao Outubro Rosa. Mais de 100 pessoas participaram do evento, que aconteceu na Comunidade Católica do Centro. Durante a manhã teve palestra sobre o câncer de mama com o médico, Dr. Victor Burmann Lucio. Após, a educadora física Jéssica Luedtke animou o público presente com ginástica aeróbica e ritmos.

Durante a programação também foram realizados exames de pré-câncer, orientações, testes rápidos, verificação de pressão arterial com as equipes dos ESFs; orientações e informações com a equipe do CRAS; maquiagem com representantes do Boticário e Mary Kay; corte e escovação de cabelos gratuito; procedimentos estéticos com acadêmicas do curso de Estética e Cosmetologia da Unisc; terapias complementares e sorteios de brindes.

A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Krainovic, comentou que o objetivo da programação foi de levar conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, desmistificação da doença, envolvendo o poder público, voluntários, entidades afins, profissionais de saúde e a população em geral. “Quanto mais falamos, mais sabemos lidar e mais encontramos apoio”, destacou.