NASF conscientiza sobre a prevenção do suicídio

Publicado 01/10/2018 10:34
Secretaria Municipal de Saúde

A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) de Vale do Sol, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou a campanha “Setembro Amarelo: conscientização sobre saúde emocional e prevenção de riscos”. O intuito foi de alertar a comunidade sobre a importância de debater o assunto. Durante o mês de setembro aconteceram rodas de conversas no interior sobre o suicídio. Em encontros, os profissionais do NASF conversaram com a comunidade de Alto Trombudo e Faxinal de Dentro. Também dialogaram com alunos do 9º ano da Escola Rohlfes, visando informar e prevenir casos de suicídio na adolescência e na sociedade em geral.

A assistente social do NASF, Magali Kappaun, relata que o suicídio tem sido um mal silencioso. “As pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não veem os sinais de que uma pessoa está com ideias suicidas. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta”, comenta. A Secretaria Municipal de Saúde informa que existe o Centro de Valorização da Vida (CVV). A população pode ligar gratuitamente para o número 188, onde atendem para conversa diariamente/24h.