Aprendizes Rurais do Crescer Legal visitam a Prefeitura

Publicado 28/08/2018 08:59
Gabinete do Prefeito,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Educação, Cultura e Desporto

A turma VII do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, com sede em Alto Castelhano, interior de Vale do Sol, realizou no dia 27 de agosto uma saída pedagógica com objetivo de reconhecer a funcionalidade e rotina de trabalho do Poder Executivo de Vale do Sol.

A turma VII do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal, com sede em Alto Castelhano, interior de Vale do Sol, realizou no dia 27 de agosto uma saída pedagógica com objetivo de reconhecer a funcionalidade e rotina de trabalho do Poder Executivo de Vale do  Sol. Os alunos iniciaram a visita pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e também conheceram a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio. Finalizando o roteiro do dia, os estudantes conversaram com o prefeito Maiquel Silva, que explanou de uma forma geral sobre a administração municipal e respondeu perguntas sobre os desafios em ser prefeito. “É muito importante essa aproximação e participação dos jovens aprendizes com a política e com o Poder Executivo. São eles o futuro do nosso município e da região”, ressaltou o chefe do Executivo.

A turma formada por 18 jovens aprendizes está realizando o Curso de Empreendedorismo em Agricultura Polivalente - Gestão Rural, e estão finalizando o Eixo III, que aborda o mapeamento de parcerias e alianças estratégicas. Ao longo do desenvolvimento das atividades a turma está  recebendo e visitando diferentes parcerias. Conforme o educador social de referência da turma,  Adriano Emmel, a proposta é que através desta experiência de conhecer a estrutura e rotina administrativa da Prefeitura Municipal, os jovens consigam reconhecer no Poder Executivo os mecanismos e políticas que podem  ter acesso, seja  enquanto jovens rurais ou  futuros gestores empreendedores.

Para a aprendiz Vitória Carvalho da Silva, residente de Linha Boa Esperança, a  oportunidade foi muito satisfatória. “São poucos os jovens que buscam entender, como é e de que forma acontece a legislação do nosso município. A manhã foi proveitosa para deixarmos de lado nosso modo tão crítico de ver as coisas, e entender a funcionalidade e burocracia que existe. Tudo no ambiente executivo precisa ser calculado, orientado e analisado. Por isso posso dizer aos jovens como nós, que precisamos ter outro olhar,  e sempre devemos buscar o conhecimento", complementou.

Na próxima segunda-feira, dia 3 de setembro, os jovens aprendizes vão voltar a Prefeitura para conhecerem os setores da Secretaria Municipal de Finanças e conversar com integrantes dos Conselhos Municipais. Já no dia 25 de setembro está agendada a visita nas Secretarias de Obras, Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social.

SAIBA MAIS – O curso Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural, iniciativa do Instituto Crescer Legal, está sendo realizado em sete municípios gaúchos em 2018, com envolvimento de cerca de 140 jovens rurais: Boqueirão do Leão, Candelária, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz. Com idades entre 15 e 18 anos, os adolescentes que participam do programa são contratados como aprendizes e recebem remuneração e certificação de acordo com a Lei de Aprendizagem (Lei 10.097/2000 e Decreto 5598/2005). Os jovens foram selecionados entre as famílias de produtores e trabalhadores rurais das localidades com o auxílio dos orientadores e instrutores das empresas associadas ao Instituto Crescer Legal, escolas e rede de assistência. O curso tem duração de um ano, com 4 horas diárias de segunda a sexta-feira, totalizando 920 horas de atividades teóricas e práticas em gestão. Toda a carga horária é cumprida na instituição parceira, junto à família, na comunidade, em visitas pedagógicas e técnicas. No programa das atividades consta o estudo e análise das propriedades rurais, diagnóstico do município e da região com estudos dos arranjos produtivos locais e mapeamento das parcerias locais e alianças estratégicas. Os adolescentes também vão desenvolver trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade e estudos de viabilidade de desenvolvimento de produtos de gestão no meio rural.