Beneficiários do BPC idoso e deficiente devem estar inscritos no Cadastro Único até dezembro

Publicado 18/07/2018 16:03
Secretaria Municipal de Saúde

O cadastramento dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de suas famílias no Cadastro Único cria a possibilidade de inclusão de idosos e pessoas com deficiência em diversos outros programas, serviços e benefícios sociais do governo federal que utilizam o cadastro como referência para seleção do seu público. A inclusão e atualização do Cadastro Único é obrigatório para evitar a suspensão do BPC.

Os beneficiários vale-solenses devem procurar o Departamento de Assistência Social até dezembro para realizar a inscrição no CadÚnico. O setor fica localizado ao lado da Prefeitura Municipal. Conforme salienta a gestora do Programa Bolsa família, Joseane Beling Jost, a principal diferença para outros benefícios do INSS, é que esses beneficiários não recebem parcela de 13º salário. “Por isso é importante atenção dos beneficiários do BPC, pois muitos procuraram diretamente o INSS e confundem o BPC com o auxílio doença”, explica.
O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos outros programas sociais do governo federal incluindo o BPC deficiente e idoso.  Em novembro de 2016, com a entrada em vigor do Decreto nº 8.805/2016, tornou-se obrigatória a inscrição de beneficiários e requerentes e de suas famílias no Cadastro Único para concessão e manutenção do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC), o prazo para inclusão no CadÚnico é até dezembro de 2018.

Em Vale do Sol sete beneficiários precisam fazer inscrição no Cadastro Único segundo listagem disponibilizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. São eles: Edilson Giovane Rodrigues, Lyra Lida da Silva, Luis Carlos de Andrade, Rodrigo Lima dos Santos da Silva, Junior da Silva, Brayan de Oliveira Behm e Claudemar Leopoldo.