Encontro aborda uso de plantas medicinais na prevenção da saúde

Publicado 11/07/2018 11:32

Na terça-feira, dia 10, aconteceu o Encontro Educação em Saúde, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social de Vale do Sol, com apoio da Emater/RS. O evento, realizado na Câmara de Vereadores, contou com a presença de mais de 60 pessoas, entre servidores públicos e comunidade em geral.

Durante a manhã o Médico de Família, Dr. Emerson Fuertenau, palestrou sobre "O uso das Plantas Medicinais na prevenção e tratamento de Saúde". Em seguida, Karla Albers, abordou sobre “Práticas Integrativas e Complementares na Promoção da Saúde nos Usuários do SUS”. A secretaria de Saúde, Beatriz Krainovic, explica que o objetivo do evento foi  sensibilizar e realizar o resgate nos ouvintes quanto ao uso das plantas medicinais e para o auto cuidado com o corpo e saúde. “Utilizando-se do conhecimento das plantas e da sabedoria popular no uso dos chás podemos minimizar desconfortos, dores e tratar muitas vezes disfunções da nossa saúde, sem que necessitamos utilizar medicações que podem ocasionar com o uso contínuo outras disfunções e agravos”, afirma.

A secretaria ainda destaca a participação da comunidade, e o interesse do público em dar continuidade e estruturar a alternativa do uso dos chás como uma das Práticas Integrativas e Complementares recentemente implementadas pelo SUS e também no município de Vale do Sol.