51.3750.1122

Reiki, Auriculoterapia e Meditação são ofertados gratuitamente pelo SUS em Vale do Sol


Publicado 22/06/2018 13:44
Secretaria Municipal de Saúde

A partir do mês de Maio está sendo implantada a oferta de terapias alternativas nos ESFs de Vale do Sol. São terapias que fazem parte das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) aplicadas gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS). Serão realizados atividades individuais de Reiki e Auriculoterapia e Grupos de Meditação.

O reiki é uma técnica japonesa (“rei” = sabedoria divina + “ki” = energia vital) de harmonização e reposição energética, que mantém e recupera a saúde através da imposição de mãos. A Auriculoterapia é uma terapia natural que consiste na estimulação de pontos nas orelhas. Esta estimulação dos pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, dores crônicas.

Já a Meditação é uma das técnicas mais simples para equilibrar quase que imediatamente os altos níveis de estresse causados pela rotina da vida ou dos problemas. Ela faz com que o cérebro trabalhe numa onda elétrica mais sutil; este estado mental é aquele em que se está calmo, sereno, controlando as emoções e sentimentos sem ser afetado por eles. Serão realizados grupos semanais para a população interessada.

Equilibrar funções físicas, mentais, emocionais e espirituais, produzindo o bem estar do paciente são os principais objetivos das atividades que serão realizadas. Os encaminhamentos, agendamentos e mais informações são feitos nos ESFs do Município.