Prefeitura promove programação alusiva a Semana do Meio Ambiente

Publicado 30/05/2018 09:46
Atualizado 30/05/2018 10:15
Gabinete do Prefeito,Secretaria Municipal de Saúde

Nesta terça-feira, dia 5 de junho, inicia a programação da Semana Nacional do Meio Ambiente em Vale do Sol. A agenda inclui atividades educativas, ecológicas e recreativas, que acontecerão até o dia 12 de junho. A organização é da Secretaria Municipal de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, através do Departamento de Meio Ambiente (DEMA).

A abertura oficial da semana acontece na manhã desta terça-feira, a partir das 10h30min, com apresentação do Teatro "Reflexões da família Silva" para os servidores públicos e público em geral, na Câmara de Vereadores. Haverá sorteio de brindes relacionados com a temática ambiental.

No dia 6, a partir das 14h, será realizado o Pedágio Informativo, sem fins lucrativos, com distribuição de mudas de árvores nativas na rótula da Praça Municipal, em parceria com o Grupo Escoteiro Sonnenthal. Em caso de chuva o evento será transferido para outra data.

No dia 7, terá palestra com alunos da Escola Municipal São João Batista, às 8h15. A partir das 14h ocorre a Tenda Informativa em frente a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente, com distribuição de material informativo. O objetivo é conscientizar e orientar a comunidade vale-solense sobre a importância de cuidar e preservar o meio ambiente. A equipe composta pela fiscal ambiental, Djulia Ana Gewehr e analista ambiental, Graciela Pacheco estarão à disposição para sanar dúvidas e orientar sobre podas, licenciamentos ambientais, entre outros assuntos pertinentes e de interesse dos munícipes.

A programação prossegue no dia 9, com distribuição de mudas durante o Campeonato de Futsal de Alto Castelhano. Para encerrar as atividades, no dia 12 de junho, acontece a coleta e descarte de eletrônicos em frente à Prefeitura, das 8h30 às 16h. Serão coletados aparelhos de som, ar condicionado de janela, split e aquecedores, baterias, bebedouros, cabos, fios, cafeteira, liquidificador, batedeira, calculadoras, celulares/carregadores, central telefônica, chuveiro, CPU, DVD, vídeo cassete, estabilizadores/no-break, fax, ferro elétrico, fontes de micro, forno elétrico, freezer, geladeira, HD, impressoras, scanners, lavadora de roupa, secadora de roupa, centrífuga, linha branca, máquina de escrever, máquina de lavar louça e micro-ondas, modem, monitores, mouse, notebook, pendrive, placas diversas, receptores, roteadores, servidores, térmicas, teclados, telefones antigos/novos, TV, torneiras, unidade CD/DVD e disquete

De acordo com Graciela, as atividades de educação ambiental despertam a consciência ecológica além de ser um mecanismo de orientação para os indivíduos frente às questões ambientais, sensibilizando-os para que ajam de forma a garantir a conservação do meio ambiente para um futuro saudável, com práticas sustentáveis e ecológicas.

Dia do Meio Ambiente - No dia 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi escolhida pela assembleia geral da ONU (Organização das Nações Unidas), em homenagem ao dia da abertura da Conferencia Mundial Sobre Meio Ambiente, que aconteceu justamente neste dia em Estocolmo, na Suécia.

Programação:

05/06 - terça-feira

10h30 - Teatro "Reflexões da família Silva" para os servidores públicos e público em geral, na Câmara de Vereadores. Haverá sorteio de brindes relacionados com a temática ambiental;

06/06 – quarta-feira

14h -Pedágio Informativo com distribuição de mudas de árvores nativas na Praça Municipal (rótula), em parceria com o Grupo Escoteiro Sonnenthal;

07/06 – quinta-feira

8h15 - Palestra com alunos da Escola Municipal São João Batista;
14h -Tenda Informativa defronte ao DEMA, com distribuição de material informativo;

09/06 - sábado

Distribuição de mudas durante o Campeonato de Futsal de Alto Castelhano;

12/06 – terça-feira

Coleta e descarte de eletrônicos em frente à Prefeitura, das 8h30 às 16h.