Prefeito e vereadores participam da Marcha em Brasília

Publicado 25/05/2018 13:36
Gabinete do Prefeito

O prefeito Maiquel Silva, juntamente com os vereadores Astor Jaeger, Leonir Scherer e Márcio Bringmann, participaram em Brasília da XXI Marcha dos Prefeitos em Defesa dos Municípios. O evento, que iniciou dia 21 e encerrou no dia 24 de maio, reuniu mais de sete mil gestores municipais. A Marcha, que é comandada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), contou com plenárias, exposição, arenas temáticas, debates com os pré-candidatos a Presidente da República, atendimento técnico e mobilizou o municipalismo de todo Brasil em torno de causas que auxiliam o trabalho e o cuidado dos gestores com as suas cidades.

A comitiva vale-solense aproveitou a ocasião para fazer a entrega do abaixo-assinado no estande de apoio aos Municípios em favor da redistribuição dos royalties. Vale do Sol contou com mais de 1.200 assinaturas em prol da Campanha Nacional para que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue em plenário a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 4917, sobre a redistribuição dos recursos arrecadados com a exploração dos royalties de petróleo. O prefeito de Vale do Sol, Maiquel Silva, destaca a recuperação das receitas do Município, que nos últimos cinco anos, alcançaram uma perda de mais de R$ 2 milhões (R$ 2.233.262,58). Seguindo orientação da CNM, foi prorrogado o prazo por mais 30 dias para captação de assinaturas para os municípios que ainda não fizeram. Já no caso de Vale do Sol, poderá buscar assinaturas dos que ainda não assinaram.

Conforme Silva, a mobilização de praticamente todos os municípios do país é fundamental, pois o municipalismo sendo forte os resultados aparecem em prol da população. “Os anseios e as melhorias em benefício à população são praticamente os mesmos, cabendo aos representantes de cada município estarem engajados na busca de melhor qualidade de vida aos munícipes. E é isso que buscamos fazer sempre por Vale do Sol”, salientou.

Em agenda paralela ao evento, o prefeito e vereadores foram a Secretaria de Assuntos Federativos (SAF), onde foram recebidos pelo gerente macrorregional da Região Sul, Marco Júnior Jantsch. Na oportunidade, o prefeito solicitou atenção especial ao repasse de recursos através do Governo Federal para conclusão das obras da creche de Vale do Sol. Pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), o valor total de R$ 335.042,68 está pendente de pagamento. Tendo em vista que o prazo para conclusão da obra é para o final do mês de junho, o representante do Governo Federal se sensibilizou com a interferência solicitada pela comitiva e pediu prioridade no pagamento, com possibilidade de repasse do valor o próximo mês. O chefe do executivo se mostrou  bastante otimista com o posicionamento da SAF e espera que realmente cumpra-se com o previsto. “A obra é de extrema importância para a comunidade. Caso o recurso não for liberado, pode atrasar ainda mais a finalização da obra”, comentou Silva. O valor total da obra está orçado em R$ 1.196.771,39. O percentual apurado de execução é de 64,46%, sendo que, a última medição ocorreu no dia 9 de maio deste ano.