Integração e receitas saborosas marcam o PNAE Chef de Vale do Sol

Publicado 21/05/2018 14:53

Coordenado pela nutricionista da Secretaria de Educação de Vale do Sol, Stefânia Garcia, a primeira edição do PNAE Chef do Município contou com a participação de 10 merendeiras representando as suas escolas e demonstrando os seus conhecimentos, as participantes elaboraram receitas especiais.

Uma ideia gerada por um grupo de nutricionistas acabou virando um evento especial para as serventes manipuladoras da alimentação escolar na região. Promovido ano passado em municípios como Vera Cruz e Gramado Xavier, este ano foi a vez de Vale do Sol promover a sua edição municipal, intitulado PNAE Chef. O resultado foram seis pratos criativos, saborosos e muito nutritivos, apresentados na sexta-feira, dia 18.

Coordenado pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Vale do Sol, Stefânia Garcia, a primeira edição do PNAE Chef do Município contou com a participação de 10 merendeiras representando as suas escolas e demonstrando os seus conhecimentos.

Os seis pratos apresentados somaram criatividade, sabor, cor, aparência e valor nutricional e foram avaliadas por três nutricionistas vindas de municípios vizinhos.

Representando a Escola Municipal Daltro Filho a merendeira Zenaide Schlittler apresentou uma torta salgada de legumes, folhas e talos. Em seguida, Solange Schlesener de Azevedo, representando a Escola Municipal Maria Prado, trouxe a sua receita de lasanha de aipim. As merendeiras da Escola Municipal Nossa Senhora da Glória, Salete Padilha, trouxe a receita bolo de legumes. Na sequência, Débora Jaeger, Fernanda Schwantes e Luana Lenz, da Escola Municipal São João Batista, serviram abóbora surpresa acompanhada de arroz e salada. Já as merendeiras da Escola Municipal Willibaldo Michel, Dania Voese Melz e Lisete Macedo, trouxeram a receita pizza de arroz. Por fim, as representantes da Escola Municipal Aquarela, Marlete Mueller Fredrich e Roseli Emmel, apresentaram lasanha de massa de panqueca com verduras.

Com elogios para todas as receitas, as juradas Caroline Ortolan (nutricionista de Vera Cruz), Ana Nice Mantovani (nutricionista de Gramado Xavier) e Glória Oliveira (nutricionista de Pantano Grande), escolheram como o melhor prato a receita pizza de arroz das representantes da Escola Willibaldo Michel. Como premiação, Dania e Lisete receberam troféu, vale maquiagem e manicure, vale pizza e uma cesta compartilhada. Além disso, todas as participantes também receberam uma cesta, sessão de fotos, um vale cuca e mimos patrocinados pelo comércio local e pessoas ligadas ao concurso.

Durante o evento, os convidados também puderam degustar as receitas e foi realizado sorteio de quatro cestas entre as pessoas presentes.

Conforme a nutricionista de Vale do Sol o objetivo do concurso foi valorizar as receitas das merendeiras. “Elas que trabalham com tanta dedicação e preparam a alimentação para os nossos alunos com muito carinho e amor. Queríamos mostrar à elas o quanto são importantes para as escolas e para nós nutricionistas. Elas são responsáveis por oferecer pratos saborosos e nutritivos e também ensinam nossas crianças a ter uma alimentação mais saudável”, finaliza Stefânia.

Receita ganhadora: Pizza de arroz

Por Dania Melz e Lisete Macedo (Escola Willibaldo Michel)

Ingredientes:

Massa:

- 1 xícara de leite bem cheia

- 2 xícaras de arroz cozido com pouco sal

- 2 colheres de queijo ralado

- 1 colher de farinha integral

- 1 colher de fermento em pó químico

Recheio:

- 200g de queijo mussarela fatiado

- 1 tomate

- 2 coxas e sobrecoxas

- 1 cebola

- Orégano a gosto

- 2 colheres de sopa de milho verde

- 1 colher de sopa de alho batido

Modo de fazer:

- Bater no liquidificador o leite, os ovos e o queijo ralado;

- Em seguida acrescentar aos poucos o arroz e continuar batendo até formar um creme;

- Acrescentar o fermento;

- Colocar a massa na forma e levar para assar;

- Depois de assado, colocar o frango desfiado, o queijo, o tomate em fatias e orégano a gosto.

Obs.: Cozinhar o frango até ficar macio com a cebola, um pouco de sal e alho.