Sábado é dia de vacinação contra a gripe

Publicado 07/05/2018 16:00
Gabinete do Prefeito,Secretaria Municipal de Saúde

Para atingir a meta de imunização, Vale do Sol vai realizar neste sábado, dia 12, o Dia D da Mobilização Nacional contra o vírus da gripe A (Influenza).Todas as unidades básicas de saúde estarão abertas para vacinação. Nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Raios de Sol e Verdes Vales (Centro), Faxinal de Dentro e Anita Garibaldi (Alto Trombudo) o atendimento será realizado das 8h às 16h. No Posto de Boa Esperança a vacinação acontece das 9h às 14h30min.

A fim de prevenir a população contra o vírus da gripe A (Influenza), está sendo realizada a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, iniciada no mês passado. Em Vale do Sol, recebem a vacina crianças na faixa etária de seis meses a menores de 5 anos de idade, trabalhadores de saúde, gestantes, idosos, professores, puérperas, e pessoas com morbidade. A meta é vacinar 2.384 pessoas dentro do público alvo. Até o dia 7 de maio foram vacinadas 802 pessoas, que representam 33,64% da meta.

O objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus, no público alvo. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas pode levar o agente infeccioso à boca, aos olhos e nariz. A Secretaria Municipal de Saúde de Vale do Sol, Beatriz Krainovic salienta que a principal forma de prevenção é a vacinação. “Aproveite esse sábado para se imunizar”, enfatiza. A campanha encerra no dia 1º de junho.