Desvio ao lado da Ponte de Linha Cristina está ativado

Publicado em 04/05/2018 Gabinete do Prefeito Obras Transporte Serviços Essenciais e Trânsito Fonte: Assessoria de Comunicação/Priscila Oliveira

O desvio, que foi construído pela Secretaria Municipal de Obras ao lado da ponte, pode ser utilizado por veículos leves (até seis mil quilos) e pedestres. Outras rotas alternativas são pela localidade de Rio Pardense e pela RSC-153, também ideal para os veículos pesados.

Nesta sexta-feira, dia 4, a ponte sobre o Arroio Cristina em Vale do Sol foi interditada para ser reconstruída. O desvio, que foi construído pela Secretaria Municipal de Obras ao lado da ponte, pode ser utilizado por veículos leves (até seis mil quilos) e pedestres. A estrutura, uma ponte provisória de eucalipto de apenas uma via, tem 17 metros de comprimento, 4,5 metros de largura e 3,5 metros de altura.

A empresa vencedora da licitação deu início aos trabalhos de reconstrução da ponte nesta sexta-feira pela manhã. O secretário Municipal de Obras, Benno Kist, explica que a empresa tem quatro meses de prazo para realizar a obra. A nova ponte terá 10 metros de largura por 12 metros de comprimento e custará R$ 289.235,41, pago com recursos próprios da Prefeitura, fruto do superávit de 2017.

Além do desvio, que fica no acesso ao centro de Vale do Sol, existem rotas alternativas pela localidade de Rio Pardense e pela RSC-153, também ideal para os veículos pesados.

Relembre - A ponte sobre o arroio Cristina, que estava em meia pista, foi interditada em 2014, quando ocorreu o desmoronamento na RSC-153 e o tráfego do trecho que liga a RSC-287 ao Centro de Vale do Sol ficou sobrecarregado.

Construção da nova ponte altera horários de ônibus em Pinhal Trombudo

Com a construção da nova ponte sobre o Arroio Cristina o roteiro de ônibus coletivo sofre algumas alterações. O transporte escolar fará o roteiro normalmente, mas desviando pela Linha Cristina e Rio Pardense e passará pelo Pinhal Trombudo até o Adroaldo Schroeder. Já o roteiro do Circular será pelo calçamento até Linha Cristina, Rio Pardense, Linha Emília, Faxinal de Dentro, Campos do Vale, Pinhal Trombudo até o Adroaldo Schroeder, retornando pelo Rio Pardense até o Centro.

As linhas intermunicipais também sofrem alterações durante o período que a empresa responsável construirá a nova ponte (confira os horários abaixo).

Horários das Linhas Intermunicipais que passarão pelo Pinhal Trombudo até a entrada Três Barulhos (em frente ao Caneta):

Segunda a sexta-feira

Vale do Sol - Santa Cruz do Sul: 7h20min, 13h e 17h50min;

Santa Cruz do Sul - Vale do Sol: 7h40min, 10h, 14h15min e 22h15 (no 17h15min e 18h30min se tiver passageiro passa pelo Pinhal Trombudo).

Vale do Sol - Santa Cruz: 9h30min, 11h50min e 16h;

Santa Cruz – Vale do Sol: 9h, 12h30min e 18h30min.

Domingos

Vale do Sol - Santa Cruz: 15h45min e 18h30min.

Santa Cruz - Vale do Sol: 9h e 17h15min.