Vale do Sol comemora 25 anos com programação diversificada

Publicado 03/11/2017 16:05
Atualizado 03/11/2017 16:16
Gabinete do Prefeito,Administração, Indústria e Comércio,Agricultura, Meio Ambiente e Turismo,Finanças,Educação, Cultura e Desporto,Obras, Transporte, Serviços Essenciais e Trânsito,Secretaria Municipal de Saúde

As vésperas de completar 25 anos de emancipação político-administrativa, Vale do Sol prepara uma programação bem diversificada para celebrar a data, que é comemorada no dia 10 de novembro. ­O Município formado pelos ex-distritos de Trombudo, Formosa, parte de Herveiras, de Santa Cruz do Sul e parte de Candelária, aconteceu com a chegada dos primeiros colonizadores em Rio Pardense em 1862. De lá para cá, Vale do Sol tornou-se referência na região, destacando-se pela diversificação e sustentabilidade, belezas naturais e culturais e por sua hospitalidade.

A comemoração inicia na manhã deste sábado, dia 4, com torneio de futebol sete envolvendo servidores de prefeituras da região. Antes dos confrontos ocorre a abertura oficial da 25ª Semana do Município, às 8h, no campo de futebol sete em Formosa, junto ao ginásio da localidade. Estão confirmadas equipes de Vale do Sol (dois times), Herveiras, Sinimbu, Vale Verde, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Encruzilhada, Gramado Xavier e Vera Cruz. Haverá premiação aos três primeiros colocados, para goleador, goleiro menos vazado e troféu disciplina. Ao meio dia será servido almoço no valor de R$ 20,00. Em caso de chuva, será disputado torneio de futsal no ginásio em anexo ao campo.

Já na noite de sábado, um dos destaques da programação é o tradicional Encontro de Corais. A programação inicia com dois eventos que têm na integração com outros municípios um ponto de destaque. “É um dia que receberemos visitantes em Vale do Sol, seja para a prática de esporte, seja para a disseminação do canto coral”, comenta o prefeito municipal, Maiquel Silva.

O 20º Encontro de Corais de Vale do Sol é organizado pelos corais adulto e infanto-juvenil do município, e inicia às 20 horas, no Pavilhão Comunitário ao lado da Escola Daltro Filho, em Faxinal de Dentro. Após as apresentações, haverá um jantar, no valor de R$ 25, e os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente com os integrantes do Coral ou na hora.
Para abrir o evento vão se apresentar o Coral Municipal Infanto-Juvenil de Vale do Sol e o Coral Municipal de Vale do Sol (adulto). Também estão confirmadas as presenças do Coral Municipal de Vera Cruz, Coral Municipal de Sinimbu, Coral Municipal de Gramado Xavier e Coral Municipal de Teutônia. Cada coro vai apresentar quatro canções que prometem emocionar o público.

Desfile - Uma programação que está sendo retomada no calendário de eventos de Vale do Sol é o desfile cívico, que não acontecia desde 2011. A festividade vai ocorrer na Avenida 15 de Setembro, no centro da cidade. Como o Município não costuma promover a parada no feriado de 7 de setembro, assim como não o faz em alusão ao Dia do Gaúcho, 20 de setembro, é pelo aniversário de emancipação que a programação toma forma. E é justamente a temática dos 25 anos de Vale do Sol que vai ser abordada no desfile deste domingo, dia 5, a partir das 8h30min. Confirmaram 10 escolas municipais e estaduais, além de 15 entidades e associações.

Programação completa:

04/11

8h: Abertura oficial da 25ª Semana do Município e Torneio de integração entre prefeituras da região. Local: Campo de futebol sete em Formosa;

20h: 20º Encontro de Corais. Local: Pavilhão Comunitário ao lado da Escola Daltro Filho, em Faxinal de Dentro;

05/11

8h30: Desfile Cívico Municipal. Local: Avenida 15 de Setembro, no Centro;

06/11

9h30: Inauguração da Farmácia Veterinária do Sincato dos Trabalhadores Rurais de Val do Sol e assinatura do Termo de Compromisso entre Prefeitura e STR, para entrega de protetores solares os produtores. Local: STR de Vale do Sol;

15h: Inauguração da pavimentação asfáltica de Rio Pardense. Local: Rio Pardense (em frente a Escola Municipal Felipe dos Santos);

19h30: Sessão Plenária do Estudante com alunos da Escola Estadual Guilherme Fischer. Local: Câmara de Vereadores de Vale do Sol;

07/11

Manhã, tarde e noite: Feira do Livro e 1ª Mostra Cultural. 19h30: abertura oficial do evento. Local: Comunidade Católica São José, no Centro;

08/11

Manhã, tarde e noite: Feira do Livro e 1ª Mostra Cultural. 19h30: Show de Patinação. Local: Comunidade Católica São José, no Centro;

09/11

9h: Encontro da Terceira Idade com Escolha do Rei e Rainha e Feira da Saúde. Meio dia será servido almoço e a tarde acontece baile com a Banda Encanttu’s. Local: Ginásio de Pinhal Trombudo;

10/11

8h30: Mateada com atividades recreativas realizadas pelo Grupo Escoteiros Sönnenthal de Vale do Sol e exposição de artesanatos e produtos das agroindústrias familiares. Local: Praça Municipal, no Centro;

22h: 11ª Escolha das Soberanas de Vale do Sol. Animação da Banda Alma Nova. Local: Comunidade Católica São José, no Centro.